08
ago
08

Iluminação artificial com sketchup e kerkythea

Continuando a série de artigos sobre o kerkythea e sketchup, agora abordaremos a renderização com iluminação artificial. Para isso usarei o mesmo exemplo dos outros artigos, acrescentado apenas alguns moveis para exemplificar melhor.

Inserindo lâmpadas no sketchup

O primeiro passo para chegarmos a uma cena como a apresentada acima, é inserir as lâmpadas no modelo que fizemos no sketchup. Para isso clique em Window/components, e selecione KT-lights. Aparecerá uma infinidade de modelos de lâmpadas.

Em meu caso colocarei uma luminária sobre a mesa e uma lâmpada fluorescente no teto.

Obs.: não recomendo usar a lâmpada “Fluorescent 1” que consta na biblioteca kt-lights, pois a mesma faz com que a renderização se arraste por muito tempo.

Ajustando as lâmpadas no kerkythea

A primeira coisa a fazer, é “desligar” o sol. Clique com o botão secundário do mouse sobre o mesmo e selecione “disable”. Agora mudaremos a cor do céu. Clique em settings/sun and sky/skip/ e mude o valor de “intensit” para 0 ou algo próximo a isso.

Pronto agora vamos à primeira renderização.

Note que as lâmpadas estão com uma potência muito alta. Para melhorar isso teremos de alterar a intensidade de cada uma. Clique com o botão secundário do mouse sobre a que você quer mudar, e altere o valor de “multiplier” para 2 (dependendo da situação este valor poder mudar).

Se você quiser pode colocar um valor menor para a luminária que está sobre a mesa. Em meu caso colocarei o mesmo para todas.

Opcionalmente você pode deixar as sombras borradas. Para isso teremos que editar lâmpada por lâmpada, ativando o “soft shadows” e mudando o valor de “radius” para algo entorno de 0,1.

Lembre-se de configurar a renderização como explicado nos artigos anteriores (veja os artigos relacionados no final).

Obs.: Normalmente a renderização com lâmpadas leva um pouco mais de tempo que aquela feita apenas com o sol.

Bom é isso. Com o tempo vou adicionando outras informações relativas à renderizações com iluminação artificial. Confesso que não tenho muito que falar, pois as utilizo muito pouco.

Artigos relacionados >>

23 Responses to “Iluminação artificial com sketchup e kerkythea”


  1. 1 Augusto Ceschin
    fevereiro 5, 2010 às 12:27

    Todos os tutoriais estao muito bem explicados!!! Meus parabens

    só estou com uma duvida, no meu sketchup em window>Components
    eu nao tenho a opçao KT lights
    como faço para adequirir?!?!

    Obrigado, aguardo resposta

  2. 3 Ana Paula
    março 8, 2010 às 13:39

    Muito bem explicado! Adorei! Meus parabéns!

    Bem, como sou iniciante não sei como desligar o sol! onde fica?

    Desde já obrigada!

    • 4 Elcio
      março 8, 2010 às 21:06

      Olá Ana Paula,

      Clique com o botão secundário do mouse sobre o sol, e escolha a opção “disable”. Normalmente não costumo desligá-lo completamente, o que faço é mudar para um horário como 20:00, por exemplo. Bom, teste as duas opções e veja qual se adequá melhor ao sua necessidade.

  3. 5 leolopes
    abril 5, 2011 às 16:18

    e muito bom mais vc devia colocar videos no yotube vai ser melhor ainda

  4. 6 makcelly campos
    agosto 2, 2011 às 14:17

    Olá, Gostaria de lhe pedir uma ajuda! Em que parte no site do Kerkythea esta as lampadas, para colocar em componentes no Sketchup?

    att

  5. 8 estevao
    setembro 15, 2011 às 11:38

    OLÁ, eu estou com um problema: quando quando renderizo com materiais criado porm mim fica numa qualidade boa, mas quando coloco materiais da biblioteca do KKD ae fica todo granulado. Será qvc pode me ajudar

  6. 9 Jean
    novembro 6, 2011 às 15:49

    Onde que fica o sol para eu clicar sobre ele?
    Obrigado
    Abraço

  7. fevereiro 24, 2012 às 20:28

    Bom, acabei de instalar o plugin, vamos ver se vai dar certo.
    Obrigada pelo post ;)

  8. 12 Claudia
    maio 10, 2012 às 00:34

    olá,
    baixei os componentes das luminárias no link postado acima e adicionei a respectiva pasta na pasta Components do Sketchup, entretanto, esta pasta de componentes aparece vazia em window /components do sketchup, ou seja, tenho a pasta de componentes no sketchup, mas sem componentes. O que pode ter ocorrido?

    obrigada.

  9. 14 ElaineRoger
    maio 24, 2013 às 15:06

    nao consigo baixar, pede login

  10. 17 João Pedro
    junho 14, 2013 às 15:17

    pessoal quando entro na pagina do kerkythea pede senha , o que faço, sou novato aqui

  11. 19 Cleide carvalho
    julho 6, 2013 às 12:57

    Parabéns pelas dicas são simples e objetivas, que só aumentam a qualidade dos trabalhos.
    Att.
    Cleide

  12. 20 saulo
    julho 21, 2013 às 00:16

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pela iniciativa,
    e também tenho uma dúvida a ser sanada:
    Eu gostaria de trabalhar com a luz do sol, e as luzes spot ao mesmo tempo, mas quando tento fazer isso, fica tudo branco em volta do desenho, e não tem a aparição do céu, ou seja, fica sem nexo…
    Como posso regularizar essa situação??
    desde já, agradeço!!

  13. 21 Itamara
    agosto 28, 2013 às 18:54

    Ola boa noite estou tentando ah dias baixar o arquivo Kt-Lights porem ja fui em varios sites e tal mas a pasta sempre vem faltando vem em branco como se fosse um arquivo invalido… Alguem pode me ajudar obrigada…

  14. 23 Julia
    julho 1, 2014 às 09:31

    Bom dia,

    Estou com uma dúvida, você poderia me ajudar?
    As renderizações estão ficando granuladas na parte de baixo da imagem, como posso resolver isso? Isso está acontecendo nas partes onde tem texturas e nas partes que não tem texturas.

    Obrigada


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 29 outros seguidores

