28
out
08

Trabalhando com carta solar II

Nesta segunda parte focarei no uso prático das cartas solares. Ou seja, agora usaremos as mesmas para antever a insolação que determinada fachada receberá durante todo o ano.

Anteriormente demonstrei como a carta solar pode nos fornecer a inclinação dos raios solares em determinada data. Mas esta não é sua aplicação mais prática. Seu principal uso se dá quando precisamos saber em que horários determinada fachada via receber o sol durante todo o ano. Vamos pegar um exemplo bem simples para começarmos.

Planta de um cômodo com inclinação de 45° em relação ao norte, e latitude de 20°.

Determinemos o período do ano de insolação de cada fachada. Para isso, comecemos pela fachada 1. Você vai colocar o centro da carta solar, devidamente orientada par o norte,  sobre a linha externa da parede. Veja imagem abaixo:

Agora hachure a parede interna a linha externa da parede.

Agora vamos fazer uma leitura das informações. A parte hachurada indica não incidência do sol, e a outra os períodos em que o sol cai sobre esta fachada. Notemos por exemplo que há predominância no período da manhã, principalmente no verão.

Agora repetimos o mesmo processo para as demais fachadas, e ao final teremos uma boa noção de quais são as melhores para inserção das aberturas.

PS: Em paredes como f4 e f5, o é processo se torna um pouco mais complicado, haja vista que, uma parede projeta sombra sobre a outra. Para resolver isso se faz necessário uso de um conhecimento mais profundo em cartas solares, o qual abordarei de forma resumida no próximo artigo. Mas só para ter uma ideia, a parede f4 ficaria assim:

Conclusão

Por apresentar informação bastante pertinente e sem muita complicação, esta segunda parte talvez seja a mais usada no dia dia de projeto.

Na próxima e última parte, mostrarei como dimensionar um dispositivo para proteção de aberturas.

Artigos relacionados >>

About these ads

6 Responses to “Trabalhando com carta solar II”


  1. 1 Fernanda
    maio 9, 2010 às 00:52

    muito legal as informações…
    mas e qnd quero saber sobre o horário? por exemplo se eu preciso fazer o sombreamento entre 9h a 12h numa janela em todos os meses do ano? como ficaria a carta solar?

  2. 3 Carol
    novembro 26, 2011 às 19:27

    Oi… to em dúvida na aplicação da carta solar!! Nesse exemplo aí em cima como ficariam as cartas para as fachadas F3 e F5? Faz uma carta só ou centraliza a carta em cada fachada??
    Obrigada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: