15
jun
09

Renderizando animações do sketchup no kerkythea I

Além de ser um ótimo programa para modelagem arquitetônica, o sketchup também é usado por muitos para fazer algumas animações simples mostrando seus projetos. Estas animações apresentam a vantagem de serem fáceis de criar, mas, por outro lado, seu nível de realismo deixa muito a desejar. O que talvez alguns não saibam é que o kerkyteha também renderiza as animações criadas no sketchup. Neste tutorial demonstrarei um dos métodos para fazer isso.

Obs.: É recomendável ler todo o tutorial antes de tentar executá-lo.

Criando animação no sketchup

Acredito que a maioria aqui já saiba fazer uma animação no sketchup, mas vou explicar rapidamente para quem ainda não teve contato com esta função do programa.

Abra um projeto e clique no menu “Window/scenes”. Clique em “add scene” (sinal de soma) e depois mova o projeto (ou câmera) e adicione outra cena. Vá fazendo isso até criar um percurso sobre o projeto. Sempre que mover a câmera clique em “add scene”.

Para ver como ficou, clique com o botão secundário do mouse sobre a aba da primeira cena e escolha a opção “play animation”.

Para minimizar a parada entre uma cena e outra, clique no menu “window/model info/animation” e mude o valor de “scene delay” para 0 (zero).

Não se preocupe com as mudanças um pouco bruscas de direção. No kerkythea elas serão suavizadas.

Exportando para o kerkythea

Há duas maneiras de exportar esta animação para o kerkythea. A primeira é exportar apenas o modelo, da forma tradicional que estamos acostumados. A segunda exige que exportemos o modelo e a sequência de animação (animation path). Focarei apenas no primeiro método, pois não vejo muita vantagem em utilizar o segundo.

Exporte o modelo para o kerkythea da forma tradicional: “plugins/kerkythea exporter/ export model”.

Ajustes

Como o modelo exportado para o kerkythea você pode fazer os ajustes habituais nos materiais e iluminação, se forem necessários. A única recomendação que deixo, é não usar materiais que elevem muito o tempo de renderização de cada quadro.

Renderizando

Agora vamos criar a sequência de animação propriamente dita. Clique em “tools/walkthrough animation”; nomeie a animação (no meu caso “tutorial”) e escolha sua duração (no meu caso 10 segundos), e depois adicione uma a uma as cenas criadas no sketchup (scene 1, scene 2, etc.). Não se esqueça de aplicar as alterações.

Você pode ter uma ideia como ficará a animação clicando com o botão secundário do mouse sobre a câmera que representa a animação (“tutorial” em meu caso, veja imagem), e selecionando a opção “go-to”. Para ver o objeto em forma sólida clique em “view/ajust/solid rendering” (ou apenas pressione a tecla “V”).

Animação

Câmera referente a animação.

Se achar que está muito rápida ou lenta, basta clicar novamente na câmera que representa a animação, e voltar ao menu “tools/walkthrough animation” e alterar o tempo.

Agora é só clicar no ícone verde para iniciar a renderização (no top a direita). Na aba câmera escolha o nome que você deu para a animação, que em meu caso é “tutorial”, e na aba resolução marque a resolução que você quer (no meu caso 640 x 480).

Importante: para usar o avidemux as imagens devem ser salvas no formato PNG.

Ele pedirá para você indicar uma pasta onde serão salvos todos os quadros da animação e seu nome. É altamente recomendável que você crie uma pasta própria para isto.

Pronto. Agora é só esperar.

Dica importante

Antes de iniciar a renderização da animação, você pode prever aproximadamente quanto tempo levará para finalizá-la.

Para isso renderize uma cena qualquer (scene 1, por exemplo), e veja quanto tempo leva. Vamos supor que levou uns 20 segundos para ser renderizada. Se sua animação tem 10 segundos, a uma taxa de 25 quadros por segundo, a animação completa levará 5000 segundos (10*25*20), ou 1 hora e 23 minutos aproximadamente. Este é o tempo que o programa levará para criar a animação.

Criando o vídeo

Depois que o kerkythea terminar de renderizar, você notará que ele não criou um vídeo, mais sim uma sequência de imagens. Para convertê-las em vídeo você terá que usar outro programa. Existem vários para este fim, mas aqui mostrarei apenas o Avidemux e o Blender 3D.

Neste primeiro artigo trabalharemos apenas com o Avidemux, por ser o mais simples e fácil de usar dos dois acima citados. Já na segunda parte, demonstrarei com usar o Blender e alguns de seus recursos para melhorar cenas internas. Assim ao final, você terá uma boa visão de cada uma dos programas, e poderá escolher com qual se encaixa melhor em suas necessidades.

Para usar o Avidemux, apenas inicie o programa e selecione “open” (primeiro ícone da esquerda para direita) vá até a pasta onde o kerkythea havia salvado as imagens e selecione apenas a primeira.

Você pode fazer algumas configurações adicionais antes de salvar o vídeo. Eu por exemplo, quero aumentar um pouco o tamanho. Renderizei em 640 x 480 e quero que fique com 800 x 600. Para isso clico no menu superior “vídeo/filters” e na aba “transform” seleciono com duplo clique a opção “Mplayer resize”, e mudo os valores de “resize dimensions”.

Obs.: Não recomendo aumentar muito a resolução da imagem, pois isso pode ocasionar uma perda considerável de qualidade.

Depois de aplicar as alterações que achar pertinentes, basta selecionar o formato de vídeo (no canto esquerdo) e salvar (segundo ícone da esquerda para a direita.). Em meu caso usarei mpeg-4 (o primeiro da lista) por achar que seja a melhor opção em termos de qualidade.

Obs.: quando for salvar, não se esqueça de colocar ao final do nome a extensão “.avi”, como em “tutorial.avi”.

Recomendações finais

Para finalizar esta primeira parte, recomendo que você utilize o ensinado aqui apenas para renderizar animações de cenas externas, pois, as internas requerem algumas configurações especiais que só poderei explicar no próximo tutorial sobre este assunto.

Bom, por hoje é só. Como sempre, vocês podem publicar suas dúvidas sobre este assunto no espaço para comentários abaixo.

Artigos relacionados >>

About these ads

47 Responses to “Renderizando animações do sketchup no kerkythea I”


  1. 1 Marco Aurélio
    junho 27, 2009 às 10:52

    Parabens pela dica, muito boa mesmo.
    E parabens pela página, muito boa.

  2. 3 Elisa
    julho 8, 2009 às 14:14

    Olá Marco Aurélio!

    Ótimo post! É muito difícil achar informações específicas do kerkythea em português. Já sou usuária há algum tempo mas confesso que não sei mexer muito… geralemte já trago tudo quase pronto do sketch.

    Preciso de uma ajuda específica se você puder me ajudar. Estou fazendo um trabalho onde modelei um parque inteiro… logo o arquivo ficou muito pesado pelo tamanho e quantidade de blocos. Pra você ter uma idéia o xml ficou com 1,56Gb! O problema é que dá um erro na hora de renderizar (tanto a animação quanto cena por cena) e eu não consigo resolver o problema.

    A mensagem de erre diz: “Some errors appeard during rendering – please check console logging. The rendering may be inocrrect in certain areas (black dots) or completely black due to an initialization error. It may also be that there are not enough resources to support the rendering technique used due to scene complexity. Please save your scene!”

    De fato: minha imagens saem quase que inteiramente pretas! Preciso muito fazer este render… montei até uma máquina nova pra isso com 4 processadores!

    Será que você tem idéia do que esteja acontecendo ou como resolver???

    Muito obrigada
    Elisa

    • 4 Elcio
      julho 8, 2009 às 17:48

      Olá Elisa,

      Já experimentou usar o comando “purge” do sketchup para reduzir o tamanho do arquivo? No link abaixo explico como fazer isso.

      http://folhaazero.wordpress.com/2009/01/19/diminuindo-o-tamanho-dos-arquivos-do-sketchup/

      Confesso que nunca trabalhei com um arquivo tão grande no sketchup/kerktyhea, e não faço idéia do comportamento que o software pode ter neste caso. Mas lendo a mensagem fornecida pelo programa, fico mesmo com a impressão de que o problema está sendo causado pelo tamanho e ou complexidade do modelo.

      Se o comando mencionado acima (purge) não reduzir muito o tamanho do arquivo, sugiro buscar outras formas de faze-lo, como por exemplo, colocando blocos mais simples e ou eliminando objetos que não tenham muita importância ou apareçam muito.

  3. setembro 5, 2009 às 14:40

    Oi Elcio!!
    Parabéns pela página!!! maravilhosa explicação… minha primeira animação, foi com a ajuda do blog.. o passo-a-passo está perfeito!!!! obrigada!!!
    agora, tenho uma duvida, estou fazendo uma animação, e gostaria mto de saber, como que agenet faz pra colocar um video na tv ou numa tela de projeção, dentro da animação q fizemos…
    no video dessa animação de um empreendimento imobiliario, tem o q estou falando:

    repare nas tvs.. todas elas passam algum pedaço de filme, como se elas realmente estivessem ligadas, e funcionando…
    vc saberia como fazer isso??? se sim, poderia nos explicar????
    já procurei pela net, mas nao achei nenhum topico q explicasse….
    obrigada…espero uma resposta!!!
    e parabéns, mais uma vez!

    • 6 Elcio
      setembro 6, 2009 às 13:56

      Oi Amanda,

      Para criar este efeito, ao invés de colocarmos imagens com textura, colocamos um vídeo. As telas do monitores e a tela maior de cinema que aparecem no vídeo, na verdade são apenas planos com uma textura de vídeo aplicada.

      Nem todos os programas para geração animações suportam está opção. O Blender 3D suporta, o 3D max e a maioria dos melhores e mais sofisticados programas também suporta. Infelizmente, até onde eu sei, o kerkythea não tem esta opção.

  4. 7 olivia pereira bento
    outubro 23, 2009 às 16:10

    olá, Elcio muito legal seu tutorial achei de facilentendimento, porém gostaria de saber se com esse programa e possivel apenas renderizar imagens, sem as animações.
    obrigada. OLÍVIA BENTO

  5. dezembro 11, 2009 às 19:30

    ola pessoal!!!
    estou com uma duvida, estou fazendo uma animacaon no sketchup mas a resolucao do desenho em suas animacoes estao desfavoraveis.
    preciso saber como renderizar minha animacao em uma resolucao alta.
    por favor me ajudem…..
    agradeco..
    deivid

  6. 10 Talita
    dezembro 12, 2009 às 22:00

    Olá,

    Gostei mt do tutoria, mas não consigo usa no avidemuxe!!! gravo meu arquivo e ele não abre de jeito nenhum, algem sabe onde estou errando ?

  7. 11 Wilson
    fevereiro 5, 2010 às 11:59

    Apos Gravar na opção indicada…O que faço???Procuro um conversor…PQ no Mplayr não abre…

    • 12 Elcio
      fevereiro 8, 2010 às 17:24

      Olá Wilson,

      Não entendi bem a pergunta. O arquivo salvo pelo avidemux no formato dito acima pode ser aberto em qualquer player sem a necessidade de conversor.

  8. 13 bruno martins
    novembro 25, 2010 às 20:19

    boa noite Elcio…
    estou com um grande problea… exporto o projeto do sketchup 8 pro kerkythea e renderizo. Fica bem melhor q no sketchuo a imagem, porem fica sem cor, sem textura, sem td q importei.. oq eu faço? preciso disso urgente!

    entra em contato comigo, preciso disso pro meu tcc e pagamos para vc fazer isso!
    obrigado

    • 14 Elcio
      novembro 25, 2010 às 23:03

      Olá Bruno Martins,

      Bom, pela sua descrição não dá para saber exatamente o que está acontecendo, mas conheço dois senários em que esse tipo de situação pode acontecer.

      Primeiro; quando você renderiza todas as superfícies ficam brancas. Solução: evite alterar as configurações do plugin de exportação do kerkythea. A configuração padrão habilita apenas a opções “geometry”, “lights” e “defaukts uvs”. Quando for renderizar também procure usar a configuração padrão do kerkythea se você não dominar muito bem o programa.

      Segundo: quando você renderiza algumas superfícies ficam escuras (pretas). Solução: quando for exportar uma projeto para o kerkythea, evite colocar nomes com acentuação, por exemplo: Galpão.xml. Em vez disso use galpao.xml.

      Bom, espero ter ajudado.

      • 15 Ulisses Bivar
        abril 1, 2012 às 16:13

        Assim que vc abre o arquino no kerkthea ele fica todo em linhas de projeção sem aparecer cor nem textura. Aperte a tecla V para mostrar esse detalhe na tela

  9. 16 joão
    janeiro 11, 2011 às 21:46

    olá Elcio!
    olha se podes me ajudar, quando vou renderizar um projeto que fiz, umas das paredes do BWC não aparece a textura, as outras paredes ficam normais, sabe pq isso acontece?desde já agradeço.

    • 17 Elcio
      janeiro 13, 2011 às 18:24

      Olá João,

      Bom, às vezes algumas texturas não são exportadas corretamente e os planos aparecem como faces pretas. Isso ocorrer quando usamos algum tipo de acentuação ou caractere especial no nome do arquivo exportado. Por exemplo: ação.xml, o correto neste caso seria chamar o arquivo apenas de acao.xml ou algo parecido.

  10. 18 Talita Lelis
    janeiro 26, 2011 às 13:53

    Parabéns pelos posts! Tenho procurado muito sobre Kerkythea+SketchUP e encontrei seu trabalho. Obrigada pelas ajudas.

  11. 19 Sales
    fevereiro 15, 2011 às 22:09

    Valeu……..Elcio,

    Deu pra fazer o que tava esperando, apesar do meu sketchup ser o 8 em portugues,

    Elcio lhe peço um favor…! Tô com dificuldade para colocar as portas e janelas nas molduras das paredes de uma casa, vc tem alguma diga pra facilitar….?

    E aproveitando o encejo vc tem alguma dica pra mim colocar os arquivos do sketchup em um player que outras pessoas possam navegar na animação que criei…?

    no mais agradeço por esta dica que acabei de executar, Valeu mesmooooooo….!

  12. 20 Paulo Viana
    março 27, 2011 às 20:20

    Olá
    desde já os meus parabéns pela qualidade dos esclarecimentos que publica aqui.
    segui as instruções dadas para renderização de animação do Sketchup em kerkythea, porém quando verifico a qualidade da animação no Kerkythea resulta que no movimento de rotação à volta do edificio este desaparece do campo de visão voltando a aparecer. Ou seja a translação é muito ampla. Como evito isto?

    • 21 Elcio
      março 27, 2011 às 22:36

      Olá Paulo Viana,

      Bom, para obter um melhor controle do movimento de câmera, aconselho utilizar uma quantidade maior de senas para determinar com precisão este movimento. Se você quer fazer a câmera dar a volta no edifício, divida esta curva em várias senas, e não em apenas duas, por exemplo.

      Além de tomar o cuidado descrito acima, também desativo a opção de “volta ao início” da câmera do sketchup (quando ela termina a sequência de de senas e volta a primeira).

  13. 22 Paulo Viana
    março 28, 2011 às 18:34

    Obrigado Elcio.

    Vou experimentar alterar a “volta” de 4 cenas para um número superior. Relativamente a desactivar a opção “volta ao início” como faço isso? (não encontro essa função em lado nenhum. A versão do sketchup com que trabalho é a 7).

    Um abraço

  14. 23 Paula
    abril 5, 2011 às 19:58

    Olá,

    Estou com um problema comum: Exporto o arquivo para o Kerkythea, porém, não aparece nenhuma cor. Já verifiquei e não é problema com o nome do arquivo… O único acabamento que foi enviado, é um que possui nome… Já as cores, que aparecem na lista, são: Cor 011; Cor 06 etc… realmente não sei oque é… Creio que seja algo na hora de exportar, já que ele abre todinho branco no kerkythea sem eu ter feito nada…

    Parabens pelo Blog!!

    • 24 Elcio
      abril 6, 2011 às 13:43

      Olá Paula,

      Bom, acredito que deva ser a configuração usada no “export options”. A configuração padrão é:
      geometry: yes
      lights: yes
      Clay: no
      photomatched: no
      defaut uvs: no

      Nas vezes em que esse tipo de problema aconteceu comigo, eu tinha marcado a opção “clay” com “yes”. O correto, para a maioria dos casos, é manter a configuração padrão descrita acima.

  15. 25 Guilherme
    julho 25, 2011 às 17:38

    Caro Elcio.
    Não sei o que está acontecendo, sigo os passos do tutorial, porém o kerkythea renderiza apenas uma das views (muitos quadros dele), fazendo com que o filme permaneça sempre em tal imagem.
    Sabes me dizer o que pode estar acontecendo?

    Desde já agradeço,
    Guilherme.

  16. 26 Guilherme
    julho 25, 2011 às 18:01

    Reformulando a pergunta… Na verdade o que não consigo mudar é a sombra, ele fica sempre igual independente da view.

  17. outubro 3, 2011 às 13:35

    não to conseguindo exportar a cena pro Avidemux. comofas?

  18. dezembro 25, 2011 às 04:06

    parabens pelo trabalho e dedicação . novo seguindor eu … abraços e sucesso sempre

  19. 29 Diego Diniz
    janeiro 8, 2012 às 23:08

    Esse efeito do vídeo de amando, onde a porta abre, o carro se desloca.
    Essa animação e feita no kerkythea?
    se sim, manda um link mostrando como se faz,
    se não, qual o programa que faz isso?

    obrigado…

  20. 30 makcelly campos
    fevereiro 8, 2012 às 12:46

    Olá, parabéns pela explicação.Gostaria de saber se colocará a segunda parte do tutorial?fiquei interessada, e se no kerkythea é possivel fazer cenas de pessoas se mexendo e carro?

    att makcelly

    • 31 Elcio
      fevereiro 8, 2012 às 19:36

      Olá Makcelly,

      O kerkythea possui algumas limitações. Até onde eu sei ele só pode animar o movimento da câmera pela maquete. Movimentação de carros e pessoas não seriam possíveis.

      A segunda parte deste tutorial deve sair algum dia, mas sem data prevista.

  21. 32 Ricardo
    março 5, 2012 às 18:28

    Boa tarde,
    Segui o passo a passo do seu tutorial, mais no meu caso não deu certo.
    Pois preciso fazer uma animação estilo vídeo com as peças se movimentando, e utilizo o Keyframe animation para sketchup, que cria essa movimentação. Saberia me explicar se consigo exportar esse vídeo utilizando o kerkythea? Se nao conhece algum outro que isso seja possivel?

    Desde de ja agradeço.
    Até mais

    • 33 Elcio
      março 6, 2012 às 21:16

      Olá Ricardo,

      O Kerkythea trabalha com animação apenas da câmera, até onde eu sei não seria possível animar objetos nele.

  22. 34 Ricardo
    março 14, 2012 às 10:12

    Vlw Elcio,
    obrigado pela atenção

  23. setembro 19, 2012 às 17:10

    ola Elcio, não consigo abrir a foto no programa Avimux
    poderia me explicar o porque disso ?

    • 36 Elcio
      setembro 28, 2012 às 13:36

      Olá William,

      Nos testes que fiz, o avidemux só abril imagens no formato png. Aliás, não recomento jpeg para animação, pois as imagens podem ficar borradas.

      Há programas que fazem conversão de formato de várias imagens ao mesmo tempo, talvez isto resolva seu problema.

  24. 37 Maria
    outubro 22, 2012 às 12:40

    Olá Elcio,
    Parabéns pela página, e está me ajudando muito em meus trabalho!
    Estou tentando renderizar uma animação de um ambiente interno. Já coloquei as luzes, e fiz renderizações estáticas, deram tudo certo. Porém, quando tento renderizar a animação, aparece uma mensagem de erro ou às vezes começa a renderizar, e o resultado são imagens completamente pretas, e nada das cenas. Vi que você comentou logo no fim do post que o procedimento explicado é recomendado para cenas externas. Quais as configurações especiais para renderizar animação de cena interna? Existe alguma postagem sobre isso?
    Grata desde já!

    • 38 Elcio
      outubro 22, 2012 às 20:28

      Olá Maria,

      Ainda não fiz o tutorial sobre renderizações internas, mas a principal diferença é a configuração da exposição para que a sena não fique muito escura. Para controlar esta exposição basta renderizar uma imagem estática e ajustar a configuração conforme explicado neste tutorial:


      Equalizando imagens geradas pelo kerkythea

      Com relação ao problema da mensagem de erro e tela preta, tente fazer o seguinte: experimente usar uma configuração de renderização mais baixa. Vá no menu Render/Start e na janela que aparecer mude o conteúdo do campo Settings para a opção de renderização “06. PhotoMap – Medium + AA 0.3″. Por ser uma configuração mais leve talvez evite problemas na hora de renderizar.

  25. dezembro 13, 2012 às 10:58

    Olá, meu nome é Brendon. Se possível, eu gostaria de saber como é que colocamos(No sketchup ou Kerkhythea) aquele efeito de brilho ofuscante, meio que embassado, no render? Se souberes, por favor, podes me explicar? Segue abaixo alguns links de imagens com esse efeito:

    http://www.google.com.br/imgres?start=340&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1366&bih=641&tbm=isch&tbnid=GCfZ_MQueuN-FM:&imgrefurl=http://theurbancoredotcom.blogspot.com/2008_01_01_archive.html&docid=DUK5GA2QSobyTM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_2o3E7tD3TEA/R4e2Dzq3cdI/AAAAAAAAAys/0P67Nehk02Y/s400/render.bmp&w=400&h=301&ei=Fd3JUISJNYGe8gTHsoH4Dw&zoom=1&iact=rc&dur=7&sig=112303305266582569306&page=13&tbnh=141&tbnw=204&ndsp=25&ved=1t:429,r:40,s:300,i:124&tx=100&ty=63

    http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1366&bih=641&tbm=isch&tbnid=mU33lbelfnGmDM:&imgrefurl=http://www.condo-living-west.com/tobuzz/2012/09/toronto-harbour-plaza-residences/&docid=xVipyeYHwg5JmM&imgurl=http://www.condo-living-west.com/toblog/images/harbour-plaza-render.jpg&w=690&h=690&ei=ftzJUNbkJ5Ke8QT3vYHwAg&zoom=1&iact=hc&vpx=1100&vpy=273&dur=5615&hovh=225&hovw=225&tx=128&ty=110&sig=112303305266582569306&page=4&tbnh=129&tbnw=126&start=80&ndsp=37&ved=1t:429,r:95,s:0,i:369

    http://www.google.com.br/imgres?start=231&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1366&bih=641&tbm=isch&tbnid=LdhKmg__0PS5SM:&imgrefurl=http://forum.skyscraperpage.com/showthread.php%3Ft%3D145254%26page%3D103&docid=rRRf5uEoPbEvaM&imgurl=http://www.architecturelist.com/wp-content/uploads/2012/03/05-RENDER-5.jpg&w=1024&h=475&ei=49zJUJrgD42y9gS24oHgCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=995&vpy=290&dur=1007&hovh=153&hovw=330&tx=255&ty=47&sig=112303305266582569306&page=9&tbnh=131&tbnw=260&ndsp=28&ved=1t:429,r:58,s:200,i:178

    http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1366&bih=641&tbm=isch&tbnid=UDx0EoouYYfOhM:&imgrefurl=http://forum.skyscraperpage.com/showthread.php%3Fp%3D5913458&docid=7e2rriA5KAJPeM&imgurl=http://content.pncmc.com/live/pnc/microsite/pnctower/images/render6Large.jpg&w=800&h=600&ei=ftzJUNbkJ5Ke8QT3vYHwAg&zoom=1&iact=rc&dur=7&sig=112303305266582569306&page=4&tbnh=129&tbnw=167&start=80&ndsp=37&ved=1t:429,r:91,s:0,i:357&tx=100&ty=52

    Agradeço desde já.

  26. 41 Danilo
    janeiro 22, 2013 às 20:57

    Amigo renderizei e td mais…mas como faço para salvar essa sequência de imagens? no meu só apareceu uma. Abraço

    • 42 Elcio
      janeiro 23, 2013 às 12:31

      Olá Danilo,

      Talvez você tenha esquecido de selecionar a opção “tools/walkthrough animation” para adicionar cada uma das cenas que farão parte da animação. Quando for renderizar você não pode esquecer de selecionar a câmera com a animação que você criou. Em seguida ele pedirá para indicar uma pasta onde as imagens serão salvas.

  27. 43 Mariana
    abril 19, 2013 às 09:53

    olá! eu tenho dúvidas. não consigo visualizar meu projeto depois que abro no kerkythea. fica totalmente apagado, mesmo apertando v. Só consigo visualizar o fundo. Na renderização aparece, só que não consigo trabalhar assim sem ver o projeto. o que pode ser?
    agradeço se puder ajudar!

  28. 44 jonatas de carvalho
    outubro 24, 2013 às 00:54

    Olá!
    Parabéns pela página, muito específica e simples nas explicações.
    Estou com um problema, fiz todos os passos certos, e vai tudo na paz até escolher a pasta para salvar o reder-video. Já me certifiquei de fazer tudo certo e esta, só que quando vou selecionar a pasta para salvar a sequencia de imagens não consigo da OK para iniciar o render.
    Agradeço desde já!
    Abraço.

    • 45 Elcio
      janeiro 1, 2014 às 15:14

      Olá Jonatas,

      Depois de escolher a pasta, você deve determinar um nome para a sequência de imagens. Depois é só clicar em “OK” para iniciar a renderização.

  29. 46 Marcelo
    agosto 12, 2014 às 17:24

    Onde está a parte II do post?

    • 47 Elcio
      agosto 26, 2014 às 19:46

      Olá Marcelo,

      A segunda parte ainda não foi escrita. Desde que escrevi este tutorial, o Bender sofreu várias alterações em sua interface. Muito do que eu sabia, terei que adaptar as novas opções. Portanto esta segunda parte ainda vai demorar um pouco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: