Kerkythea 2008 para SketchUp

Como todos sabem, o sketchup é um ótimo programa para modelagem 3D, sobretudo arquitetônica. Mas quando se fala em renderização o mesmo deixa muito a desejar, não sendo capaz de gerar imagens foto-realistas. Para solucionar este problema, existem alguns programas que agem em conjunto com o sketchUp. Dentre eles uma boa opção seria o kerkythea, por ser gratuito e fácil de configuração e uso.

Neste tutorial usaremos a versão Kerkythea 2008.

O primeiro passo é baixar o programa, a traves deste link: http://www.kerkythea.net/cms/index.php/downloads/software

Depois de instalar o programa, você deve baixar um outro aplicativo que vai exportar o arquivo do sketchUp. Para isso baixe o arquivo “SU2KT 3.0 SketchUp Exporter & Lighting Fixtures (Windows Installer)”, neste mesmo link: http://www.kerkythea.net/cms/index.php/downloads/software

Obs.: o SU2KT deve ser instalado na mesma pasta onde o sketchup está instalado (dentro da pasta “plugins”).

Ok. Uma vez instalado estes dois aplicativos, é hora de colocar a mão na massa. Pegue um arquivo qualquer que você tenha feito no sketchup.

Antes de exportar o arquivo, selecione o material que você aplicou ao vidro, e altera a nomenclatura do mesmo, colocando antes do nome “TG_”. Isso vai garantir que o kerkythea interprete este material como vidro.

Neste exemplo o material é “Blue Glass”, e será alterado para “TG_Blue Glass”. Isto não é necessário nas versões mais recentes do Kerkythea.

Agora clique no menu “plugins”; “kerkythea exporter”; “export model”. Neste ponto do processo, é recomendável que se crie uma pasta para que o programa armazene os arquivos que você exportará.

Agora abra o kerkythea e clique para abrir um arquivo, e selecione o arquivo que você criou.

Em “settings” “sun and sky”, você poderá colocar informações relativas a coordenadas geográficas e horário de insolação para que a renderização fique mais fiel a realidade. Na aba “skip” selecione “physical sky” e clique em finalizar.

E quando for renderizar coloque a seguinte configuração:

Depois de alguns minutos temos a cena pronta, é só clicar na imagem ao lado do ícone de renderização, para visualizar o resultado.

Para mais informações consulte o site do programa, lá você pode também fazer download de tutorais.

No próximo artigo sobre o assunto, vou falar sobre as configurações de materiais, incluindo o vidro, que nesse tutorial não ficou com a aparência devida.

Artigos relacionados >>

154 comentários em “Kerkythea 2008 para SketchUp”

  1. Opa. A respeito da materia do Kerkythea pro sketchup. Intalei do jeito que você escreveu, fiz um modelo no sktech e exportei. Só quando abro o Kerkythea acontece um erro, nem chega a carregar “We are sorry for inconvience- ….” Tem uma soução?

    Curtir

    1. Se você, assim como eu, está tendo dificuldades em renderizar cenas no Kerkythea mais pesadas, com mais informações e mais complexas e não consegue, ou por que não abre a cena no Kerkythea, ou no meio da renderização dá um ERRO e o programa fecha, experimente baixar e Instalar essa nova versão 64 bits que dá certo pessoal! Bom, pelo menos no meu caso, não tive mais problemas deste tipo, depois que fiz isso!

      http://archearttutoriais.blogspot.com.br/2016/02/como-acabar-com-erro-no-kerkythea-ao.html

      Curtir

  2. Ola Luiz Scomparin,

    Quando você diz “nem chega a carregar” você ser refere ao kerkythea ou ao arquivo que está tentando importar?

    Se for em relação ao Kerkythea, recomendo desinstalar e instalar o programa novamente.

    Caso o problema seja no momento de importar o arquivo, recomendo fazer o seguinte:

    Quando for exportar o arquivo do sketchup, salve-o na raiz do sistema (C:/) ou no desktop, e tente importa-lo no kerkythea. Nas versões antigas esse problema era comum, mas é estranho acontecer na atual.

    O pluguin de exportação funcionou corretamente? Talvez tenha ávido um problema no ato de exportar o arquivo.

    Tente estas soluções, se não der resultado, coloque sua duvida aqui outra vez.

    Curtir

  3. Opa Elcio. Foi mal não ter respondido até então, a faculdade estava naqueles dias.
    Mas então, quando me falo que não carrega, é ao abrir no kerkythea. Exporto tranqüilo no sketch, mas ai aparece uma janelinha perguntado se desejo abrir o kerkythea. Clico em sim. Mas ai aparece um circulo como se fosse carregar, mas trava e aparece a mensagem que escrevi anteriormente.
    Desinstalei e instalei de novo e nada.
    Como importo no kerkythea? Só aparece a opção “open” e nada de import. Vou em open e acontece a mesma coisa. Ah, criei uma pasta especidica e também nada.
    Será que pode ser a minha versão do Sketch? Quem sabe o local salvei o plugin?

    Valeu. Abraço.

    Curtir

  4. Ola Luiz Scomparin,

    Desculpe pela demora, estava tentando buscar soluções para o problema. Tentei, sem muito sucesso, recriar o problema em meu PC, e confesso que nunca vi nada igual. Mas posso sugerir três coisas:

    Primeira sugestão:

    Crie um novo arquivo no sketchup (pode se qualquer coisa) e tente exportar-lo para o kerkythea. Talvez o problema esteja apenas naquele arquivo.

    Uma dica importante aqui, é não desligar os dois primeiros “layers”, se fizer isso poderá causar algum problema. O uso do “purge” depois de terminar a modelagem também pode ajudar (Window/model info/Statistcs/Purge Unused).

    Segunda sugestão:

    Vamos supor que a instalação do “plugin” SU2KT não foi bem feita. Quando for fazê-lo selecione a pasta onde o sketchup está instalado.

    Já o Kerkythea deve ser instalado normalmente. Não precisa colocá-lo na pasta do SketchUp.

    Terceira sugestão:

    Esta terceira sugestão é na verdade, uma maneira de diagnosticar onde exatamente está o problema. Proceda de seguinte forma:

    Em outro computador, exporte um arquivo do sketchup para o kerkythea. Pegue esse arquivo exportado (xml) e tente abri-lo em seu Pc com o kerkythea. Se conseguir, saberemos que o problema está no “plugin” de exportação de seu computador. Caso contrário, termos certeza que o problema está no kerkythea. Assim fica mais fácil buscar uma solução.

    Faça os testes e poste aqui para direcionarmos melhor a procura pela solução.

    PS: Quanto à pergunta sobre a importação de arquivos no kerkythea. Posso dizer que ele só possui a opção “open” para abrir arquivos “xml”, por isso a existência do plugin SK2T para exportar os arquivos dos sketchup para esse formato.

    Abraços

    Curtir

    1. Quando exportar a sena e no final a janela vai abrir perguntando se quer abrir automaticamente, clique não e abra a sena no kt manualmente que vai dar certo.

      Curtir

  5. olá Elcio estou com o mesmo erro do luiz

    quando abro o kerkythea e importo o arquivo no meio do carregamento

    aparece este erro abaixo e trava o programa:

    we are sorry for the inconvenience – your latest changes have been saved with
    the name “recovered.xml” in the current directory. if the crash happened during rendering,
    please consider sending bugs@kerkythea.net at the scene

    já fiz o que vc falou ao luiz mas nada adiantou!

    o mesmo arquivo funciona perfeitamente no meu desktop.

    sera a configuração do meu note book?

    Abçs.

    Curtir

    1. Olá Alex,

      Realmente não sei exatamente a origem do problema. Mas tenho algumas idéias. Neste caso, acho que pode ser causado pelo sistema operacional do seu notebook (mais provável) ou pelo hardware dele (menos provável).

      Veja se o sistema operacional do seu desktop é o mesmo do notebook. No meu caso uso o windows xp sp2 e também o linux (ubuntu), e não tenho nenhum problema com ambos. Não sei se funciona bem no windows vista (teoricamente deveria…), mas no teste que fiz com o windows 98 o programa nem se quer abril.

      Outra possibilidade (mais remota) seria incompatibilidade com o hardware de seu notebook. O site oficial estabelece os seguintes requisitos mínimos para o kerkythea:

      “For running Kerkythea smoothly, it is recommended to have at least 512Mb memory. Rendering complex scenes with high quality photon mapping, may require 1Gb to be quickly accomplished. A 3-button wheel mouse and minimum resolution 1024×768 (32bit color) are also recommended.”

      Fonte: http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_easyfaq&task=cat&catid=13&Itemid=41

      Provavelmente qualquer notebook moderno super essas necessidades. Por isso acho que o problema deve estar relacionado de alguma forma ao sistema operacional.

      Curtir

  6. Elcio

    Obrigado pela resposta, mas não acredito que seja o sistema operacional, uso o wndowns xp professional versão 2002 sp3 talvez seja a configuração sei lá.

    a minha memória disponivel eestá com 448mb de ram

    gostaria muito de começar a trabalhar com o Kerkythea pois acho o vray muito complicado mas obrigado pela ajuda.

    Abraços.

    Curtir

    1. Olá Alex,

      Sinto muito não poder te ajudar mais, mas este problema está além de minha capacidade. Como ultimo conselho, eu sugiro que a você (se tiver o domínio do inglês) que poste sua dúvida no forum do kerkythea. Provavelmente é o melhor lugar para você sanar este problema.

      Abraços.

      Curtir

  7. Caro Elcio, tenho o sketchup 7, e pensei em varios renderizados: vray, 3d max, e blender. queria muito baixar vray só que até agora só vi versao para skechup 6, o bom dele é que é bem leve, mas tem esse probleminha. Em relaçao ao 3d max, é muito pesado e exigi um computador “fudido”, desculpe pela expressao. e o blender é um renderizador, só que é mais pro lado dos jogos 3d’s. E eu estou com muitas duvidas em qual utilizar, porem fiquei muito interessado nesse “kerkythea”, só que como eu disse antes será que é tambem para qualquer versao de sketchup, como o meu que é 7.00?
    ahh ahh a configuraçao do meu computador é simples mas até que guenta tramco.
    >>> Windowns Xp professional SP2, intel Celeron CPU 2.50 GHz, 640 mb de ram, NVidia Geforce 4 mx 4000. vou ter problemas com kerkythea com essas configuraçoes???
    valeu, muito grato !!!

    Curtir

    1. Olá Lucas,

      Sim, você pode usar com o sketchup 7 sem problemas. Basa seguir as recomendações que eu fiz no inicio do artigo para integração entre os dois softwares.

      Sua configuração é suficiente sim. Talvez em um modelo mais complexo fique um pouco lento, mas nada que o impeça de usar o programa.

      PS: o Blender 3D não é exatamente só um renderizador. Na verdade é um programa mais ou menos no estilo do 3d max. Pode ser usado para gerar modelos em três dimensões, animações, edição de vídeo, e criação de jogos. Mas no seu caso o kerkythea ou v-ray integrado ao sketchup seria mais interessante e prático.

      Curtir

  8. elcio

    tenho uma pequena dúvida quanto a gerar na superficie do meu terreno as ruas e passeios do meu projeto ou melhor eu consigo gerar atraves daquela barra de comando sand box, mas o problema é que não sei como fazer para extrudar as ruas e passeios, consigo colocar materiais neles mas não consigo usar a ferramenta push. Será que vc pode me ajudar? Abraços.

    Curtir

    1. Olá Alex,

      Se entendi bem, você quer criar o desnível que existe entre o passeio e a rua. Realmente não é possível usar o push/pull (extrude) no sketchup em superfícies complexas (curvas por exemplo). Mas há uma solução para seu problema, porém, seria complicado explicar apenas através de texto. Por isso vou criar um artigo abordando este tema, e fazer um vídeo explicando como resolver. Devo publicar o mais breve possível.

      ps: Evite colocar dúvida de um artigo nos comentários de outro.

      Curtir

  9. ola!
    li todos os comentarios, acredito que seja mio que minhas duvidas. Bbaixei o plugin e instalei na pasta plugins do sketch, mas o estranho que no meu sketc nao aparece o plugin na barra superior como vc mostra, e nao acho ele em luigar nenhum!

    vou tentar ser mais especifico em minhas duvidas!

    1- pq nao aparece plugins no meu sketch
    2- onde instalar o plugin do kerky

    obrigado

    Curtir

  10. aba conseguir arrumar!!!meu erro foi ter intalado o plugin do kerky na pasta plugins do sketch! e nao tinha plugins na barra pq nao tinhanenhum intalado!!!

    obrigado pelas dicas acima

    Curtir

  11. olha pessoal, eu tambem tive esse problema e só consegui resolver quando um amigo meu disse que o problema estava na placa de video, na resolução. olha procura um técnico e fala para ele configurar ou desativar ésta função.

    Curtir

  12. eu gostaria de saber se da para fazer o contrário, depois de renderisar eu posso transportar denovo para o sketchup e endar entro do projeto renderisado ?

    Curtir

    1. Olá Manoel,

      Obrigado por postar sua dica aos demais.

      “posso transportar denovo para o sketchup e endar entro do projeto renderisado”

      Entendi que você quis dizer “andar dentro do projeto”. Uma especie de passeio virtual. Bom, a resposta é não. O que você pode fazer é criar uma animação no sketchup e renderiza-la no kerkythea.

      Seria um pouco complicado explicar aqui nos comentários como fazer isso. Mas posso adiantar que é bem demorado gerar uma animação.

      Veja um exemplo criado no kerythea com 15 segundos de animação:

      Note que esta animação levou 2 horas e 32 minutos para ser feita.

      Futuramente pretendo escrever um artigo sobre este assunto.

      Curtir

  13. Tenho o mesmo problema com o kerkythea…já tentei de tudo
    o problema não está na instalação, não está na hora de importar,
    inclusive se vcs tentarem abrir os exemplos prontos do kerkythea ocorre o mesmo erro.

    Já usei bastante o kerkythea, neste meu pc, mas do nada ele parou de funcionar,
    baixei outras versões…e nada….
    instalei em outros pcs, em alguns, o programa funciona…em outros não…
    acredito que seja problema do sistema operacional…no caso do sp3…

    Curtir

    1. Olá Flavia,

      Instalei o sp3 aqui em meu windows xp sp2, e não tive nenhum problema com o kerkythea, funcionou normalmente.

      Realmente não faço idéia do que esteja causando este problema. Mas se em seu caso parou de funcionar de uma hora para outra, poder ser que você tenha instalado algum programa que entrou em conflito com o kerkythea, ou seu sistema operacional tenha de alguma forma se corrompido.

      Curtir

  14. Olá, amigo parece ter algo errado com o programa que uso eu mesmo não localiso o botão de render nem a guia de plugin aparece, agradeço se poder me ajudar.

    Curtir

    1. Olá Narciso,

      Tanto faz se é o sketchup 6 ou 7. Você tem que instalar o plugin de exportação corretamente para que funcione bem com o kerkythea.

      Curtir

    1. Olá Narciso,

      Estranho não aparecer esta opção. O mais provável neste caso é que você não tenha instalado o plugin de exportação de maneira certa.

      Ele dever ser instalado na mesma pasta onde o sketchup está.

      Curtir

  15. Olá Narciso,

    Primeiramente vamos nos certificar de que o SK2kt está corretamente instalado. Com o sketchup aberto, clique no menu superior “view/toolbars” e escolha a opção “SU2Kerkythea”. Deve aparecer um conjunto de botões do kerkythea na tela do sketchup. Se isso não acontecer, você provavelmente não instalou o programa corretamente.

    Antes de fazer a instalação, sugiro que você o desinstale usando o “iniciar/painel de controle/adicionar ou remover software”. Uma vez feito isso proceda da seguinte maneira.

    Feche o sketchup e inicie a instalação do SU2Kt, e quando chegar na terceira tela do instalador, você deve clicar em browser e escolher a pasta onde o sketchup está instalado. Em meu caso esta pasta é “c:\Arquivos de programa\Google\Google sketchup 7″.

    Pronto agora é só iniciar o sketchup e verificar se deu certo.

    Curtir

  16. Olá,

    Socorro!!! Tenho o mesmo problema no meu notebook:
    “…Tenho o mesmo problema com o kerkythea…já tentei de tudo
    o problema não está na instalação, não está na hora de importar,
    inclusive se vcs tentarem abrir os exemplos prontos do kerkythea ocorre o mesmo erro…”

    Será que tem solução???
    Soraia

    Curtir

    1. Olá Dave,

      Para instalar os “models” você deve abrir o kerkythea e clicar em file/install library e selecionar o arquivo que acabou de baixar. Para usá-los basta clicar em “incert model”.

      Curtir

  17. ola elcio como eu faço para desinstalar o material water (agua) porque eu instalei ele mais eu modifiquei ele e agora nao esta mais parecendo agua qd eu renderizo e preciso desinstalar ele para instalar denovo
    se vc poder me ajudar eu agradeço
    abraço

    Curtir

    1. Olá Daved,

      Para desinstalar um material, basta ir na pasta “C:\Arquivos de programas\Kerkythea Rendering System\MaterialEditor\Libraries” e apagar a pasta do respectivo material. Em seu caso deve ser “water pack[1]” (ou algo assim).

      Curtir

  18. fala Elcio…quanto tempo hein…me desculpe por nao retornar…
    funfou direito o karkythea..graças a DEUS…to agora com dois renders o su podium e karkythea…
    esqueci de dar meu muito obrigado
    abrass

    Curtir

  19. vou mostrar meu primeiro render em kerkythea e depois o outro em su podium…que diferença hein
    kerkythea se mostrou bem melhor….1> kerkythea

    2> Su podium

    eu queria colocar o vidro que eu utilizei no render do su podium…mas não consegui
    ahh espero que vc consigo vizualizar as imagens
    abrass

    Curtir

  20. Ola estou com o mesmo problema do pessoal ai em cima eu tento fazer qualquer coisa no kerkythea e ele trava e aparece:

    “we are sorry for the inconvenience – your latest changes have been saved with
    the name “recovered.xml” in the current directory. if the crash happened during rendering,
    please consider sending bugs@kerkythea.net at the scene”

    Consegui instala-lo no meu pc mas no meu laptop definitivamente dá erro. Eu esto lapoou realmente precisando instalar no laptop e não sei mais o que fazer….

    Curtir

  21. Elcio, eu instalei perfeitamente os plugins (SU2KT e kerkythea) e aparece a aba “plug-ins” e “kerkythea exporter” etc. Mas, quando clico para “Export model” pede a pasta para salvar, eu criei uma pasta e tudo, mas ao clicar em salvar nada acontece! Não salva a exportação.

    Alguma idéia do que pode ser, ja reinstalei o plugin e nada, não acredito que seja com a instalação do kerkythea, pois, o mesmo esta funcionando perfeitamente.

    Grato.

    Curtir

  22. Elcio, já identifiquei o problema aqui.
    O plugin só exporta para a área de trabalho, quando coloquei como destino a área de trabalho exportou perfeitamente, abriu no kerkythea e tudo. Só ao exportar para outras pastas que nao roda. Será que é algum “bug” ou e assim mesmo?

    Curtir

  23. Estou com um problema no Sketchup e no Kerkythea. Conheço os programas e fui instala-lo no meu trabalho. Não exporta ! O problema está ainda no Sketchup, que não salva o arquivo na hora que eu clico no botão de exportar do kerkythea. Já reinstalei várias vezes td, SK , KT e o plugin e nada.. !quando abre a janela de salvar, sempre coloco no desktop, nomeio, e embaixo onde tem a opção “tipo:” pra salvar em “3ds.” a lista está vazia…não tem opção nenhuma..se puder me ajudar, estamos precisando mto disso pro trabalho, obrigada.

    Curtir

    1. Olá Jessica,

      O tipo de arquivo exportado pelo plugin do kerkythea é “.xml” e não “.3ds”. Quando você exporta ele altomaticamente coloca “.xml” no final do nome do arquivo, evite mudar isso.

      Curtir

  24. Olá…eu gostaria de saber como exportar pro Kerkythea…pq no sketchup eu exportei em formato kmz, baixei o plugin…mas no plugin q baixei aparece um documento como instalar…e fala pra eu colocar duas pastas dentro de outras duas que tem na minha pasta do sketchup…mas desde q eu intalei o sketchup(q eh a versão gratuita) naum tem nenhuma pasta lah…soh o icone de instalação…
    Me ajude por favor
    Agradeço desde já!

    Curtir

    1. Olá Tathy,

      Para exportar para o kerkythea você deve usar o plugin de exportação “SU2KT”, não precisa exportar no formato kmz. O sketchup está instalado na pasta “C:\Program Files\Google\Google SketchUp 7” (ou C:\arquivos de programa\Google\Google SketchUp 7). Tente colocar os arquivos dentro da pasta “plugins”.

      Curtir

  25. Ola, nao estou conseguindo instalar o plugin. ele nao aparece na barra de ferramentas do sketch.
    voce poderia me ajudar por favor?
    obrigada

    Curtir

  26. elcio bom dia,

    estou começando agora com este lance de reender e estou com uma dificuldade danada!

    nas minhas primeiras tentativas consegui salvar imagens sem pontos de luz ou ficavam escuras d+ ou eu tirava o teto e ficavam claras d+. e agora stou com o seguinte problema, quando exporto o arquivo do sketch no meu desktop ele não esta lendo as informações como antigamente no sketch up. salva diretamente o arquivo. e quando eu o abro no kerky ele só abre os pontos de luz que adicionei e nada do sketch. provavelmente estou dando algum vacilo, pois consegui porcamente pelomenos abrir os arquivos.

    Curtir

  27. oi tu bem!!!quando vou exporta para o kertythea da um erro “the fie and/ or the file name contains no-latin characters please save in a different folder.
    i am working on a solution to this issne”.
    dai aparece a barra pra salvar e quando salvo não aparece nada.
    sim e na barra de ferramentas do sket não aparece as ferramentas do kertythea..
    o que fasso??
    obrigado

    Curtir

  28. Boa tarde Elcio,
    tenho uma dúvida,estou tentando renderizar no kerkythea e qd abro o arquivo aparece a seguinte mensagem que traduzi no google : os bitmaps seguintes estão faltando. este provavelmente levará a rendering.this incorreta pode ser corrigida por localizar as imagens e Copyng-los para a pasta correspondente. e qd renderizo as imagens não aparecem e ficam pretas,então não consigo fazer a renderização de um piso na cozinha,por exemplo.

    Muito obrigado,

    Karina

    Curtir

    1. Olá Karina,

      Realmente o exportador do kerkythea falha algumas vezes em exportar imagens. Eu resolvi este problema da seguinte forma. Quando o exportador pede para nomear o arquivo xml, eu coloco um nome sem acentos e caracteres latinos (“ç” por exemplo).

      Teste esta solução e veja se funciona.

      Curtir

  29. Oi Elcio,

    Muito bom este site, mas estou começando a mexer agora Kerkythea, e ainda não consegui.
    Depois do purge, parte dos translúcidos e instalação das lampadas, qdo eu exporto para o programa, não da certo, apenas as lâmpadas vão para o programa….me ajude por favor….
    Onde que eu errei?

    abs

    Curtir

  30. oi, eu baixei várias vezes o sktch, o kerky e os plugins, desintalei e reinstalei os 3 programas inúmeras vezes! mas o plugins do kerky nunca apareceram na barra de ferramentas, toolbar, eu procurei ali e nada! sigo o que tem que se fazer na instalação dos plugins que eu entendo que seja apenas copiar aqueles arquivos e colar na pasta plugins do sketch, não tem nenhum ícone de instalação que eu tenha reconhecido. e o kerky instalo numa pasta separada do sktech. meu kerky funciona pq trago os arquivos xml de outro computador e ele abre normalmente. mas seria ótimo não ter que ir até a faculdade só pra poder exportar o arquivo pra xml.
    obrigada

    Curtir

    1. Olá Fabrícia,

      Se você colou na pasta “C:\Program Files\Google\Google SketchUp 7\Plugins” os dois arquivos e nada aconteceu, então não tenho ideia de onde está o problema.

      Como ultima opção você pode ir na barra de ferramentas /visualizar/barras de ferramentas e ativar a opção “SU2kerkythea”.

      Curtir

  31. Olá!!

    Conssgui instalar… mais estou com um probleminha… Qdo tento abrir cena, algum arquivo do sketchup no Kerkythea, ele so aparece o arquivo qdo seleciono a opcao All Files, e depois aparece a frase “Esse formato 3D nao pode ser aberto/salvo. Sabe o que pode estar acontecendo??

    Desde ja agradeço.
    Camila Gouvea.

    Curtir

    1. Camila,

      Para que o kerkythea possa renderidazar o modelo 3d é necessário que você o exporte usando o plugin citado no tutorial acima (o “SU2KT”).

      Curtir

  32. Olá, tudo bem ?
    estou com uma dúvida que sempre acontece comigo,
    quando eu estou fazendo um projeto no skethcup, e vou exportar para o kerkythea, ele não reconhece os materiais que eu inseri no sketchup, e abre no kerkythea tudo preto, os materiais que eu fiz no sketchup,
    qual é o problema disso ? aconteceu diversas vezes isso comigo.

    aguardo respostas. muito obrigado, excelente site esse tirou muitas duvidas minhas.

    Curtir

    1. Olá Sergio Freitas,

      Sua dúvida é a mesma da Karina. Tente usar a solução que eu indiquei a ela nos comentários acima (comentário nº 50).

      Curtir

  33. Por favor Elcio..

    Quando vou exportar os arquivo do sketch up para o Kerkythea vou no plugins, export models e nomeio o arquivo, na hora de escolher o arquivo xml, não aparece nada na lista de “salvar como tipo” e mesmo colocando o nome do arquivo.xml aparece uma msg: the file path and/or the file name contains non-latin characteres. Please save in diferent folder. Iam working on a solution to this issue. (lembrando que estou salvando nome simples como gabriela, por exemplo) e salvo em desktop, na verdade já tentei em várias pastas e nada dá certo.

    Pode me ajudar.. já procurei essa inf. em város lugares e não encontrei nada. Inclusive tem uma menina aqui JESSICA q esteve com o mesmo problema que eu, que não aparece na lista de salvamento, nem 3sd, nem xml, … nem outros.. segui teu conselho colocando o .xml no final do arquivo, como por exemplo: gabriela.xml mas n funciona.

    Muito obrigada caso possa ajudar.

    Gabrila!!

    Curtir

    1. Olá Gabriela,

      Realmente a lista de formatos fica em branco quando você vai dar nome ao aquivo exportado, isso é normal (para esse programa). O que faço nestes casos é justamente o que você fez, salvo com um nome que contenha a extensão do aquivo, por exemplo, “gabriela.xml”.

      Tentei recriar o seu problema aqui de diversas formas e não consegui (tentei no windows xp e windows 7). Sem ter acesso a sua máquina fica complicado identificar o problema. Pela mensagem que você postou acima, o programa parece estar com dificuldade em reconhecer algum caractere no nome da pasta ou do caminho até ela. Não sei se você já tentou, mas antigamente eu criava uma pasta no disco C: para salvar meus arquivos. Talvez esta ultima dica seja de alguma utilidade.

      PS: como você já deve saber, o nome da pasta onde você salvará o arquivo exportado não poderá conter palavras acentuadas e nem caracteres com o “ç”.

      Curtir

    1. Olá “dama0404”,

      Não consegui acessar o link que você postou.

      Sobre o problema, eu não sei mesmo como ajudar, já tentei recriar o erro postado acima diversas vezes em diferentes computadores. Em nenhuma delas fui bem sucedido.

      É uma pena, mas eu realmente não sei como ajudar.

      Curtir

  34. Ola, instalei o plugin cerinho, o kerkythea aparece no sketchup, mas quando vou em plugins/kerkythea exporter/ export model”. abre uma ela e pede para salvar, a partir dai eu não sei o que fazer, pois ele não exporta, você pode me ajudar?

    Curtir

  35. Elcio, eu baixei o kerky e exporto os arquivos tranquilamentedo sketch..ta tudo funciondando. Maas tem um arquivo que o sketch exporta, mas na hora de abrir no kerky ele aparece uma tela cinza.. ai na hora de renderizar ele ate renderiza, mas fica cinza tambem.. o que sera que é?
    Obrigada,

    Caroline

    Curtir

  36. oi eu precisava de ajuda…
    preciso de um espelho no sketchup…
    porem naum quero que ele apareça apenas quando renderizado..
    tem como fazer isso com o kerkythea, ou de outra maneira….
    precisooo muitoooo de um espelho..
    e naum descobri nenhuma maneira sem render…
    alguem pode me ajudar ..
    obrigada

    Curtir

  37. Elcio,
    eu fiz exatamente o que esta escrito, mas nao aparece o “plugins”no sketchup, para exportar, nao sei o qe fiz de errado, poderia me ajudar??

    Obrigada

    Curtir

  38. gente estou com problema. Pergunto a vcs em qual lugar salvo meus arquivos do sketchup para abrir no kerkethea, pois ja tentei de tudo salvo clico no primeiro icone do pluguin do kerk…exportar meus arquivos com extensao no final .xml mas quando abro no kerk.. aparece (este arquivo 3d nao pode ser aberto salvo. ja li manuais em portugues. mais nao consegui. ja usei o vray da certo mais minha licença expirou. e eu gostei do kerk… alguem poderia me ajudar. deixo até acessar minha maquina. (obs: já intalei e reinstalei o kerk. e sketchup e nada uso o sketchup 6 e o 8. mas nada.

    Curtir

  39. Bom dia , qdo eu importo o arquivo skp no Keekythea aparece um erro em todos os materiais, o arquivo abre norma mas os materiais que nao foram importados a imagem fica preta , me ajude por favor !

    Curtir

    1. Olá Wesley,

      Talvez o nome da textura no sketchup esteja com alguma acentuação. Evite usar nos nomes dos materiais do sketchup caracteres especiais como “ç” e “ã”, por exemplo.

      Curtir

    1. Olá Isadora,

      Você deve instalar o plugin de exportação “SU2KT” na pasta “\Program Files\Google\Google SketchUp 8\Plugins” (PS: talvez em seu computador o nome e caminho até esta pasta seja um pouco diferente). A opção “plugins” só aparecerá na tela do sketchup se houver algum arquivo dentro desta pasta.

      Curtir

  40. Olá, sempre renderizei no kerkythea, mas ultimamente não estou conseguindo, pois aparece uma msg dizendo o seguinte: “SOME ERRORS APPEARED DURING RENDERING – PLEASE CHECK CONSOLE LOGGING. THE RENDERING MEY BE INCORRECT IN CERTAIN AREAS (BLACK DOTS) OR COMPLETELY BLACK DUE TO AN INITIALIZATION ERROR. IT MAY ALSO BE THAT THERE ARE NOT ENOUGH RESOUCES TO SUPPORT THE RENDERING TECHNIQUE USED DUE TO SCENE COMPLEXITY. PLEASE SAVE YOUR SCENE!” o que significa isso? obrigado!

    Curtir

    1. Olá Caio,

      Pode ser que o projeto que você esteja tentando renderizar seja muito complexo para sua máquina. Pelo menos em meu computador este tipo de mensagem só aparece quanto tento renderizar um arquivo muito grande, que tenha muitos polígonos. O ideal e trabalhar em um sistema operacional de 64 bits para poder acessar mais memória ram.

      Normalmente o recomendado para projetos muito complexos é no mínio uns 4GB de memória RAM.

      Ps: se você estiver usando um sistema operacional de 32 bits, não adianta ter os 4GB instalados, pois este tipo de sistema só reconhece algo entorno de 3,5 GB.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Elcio,
        existe algum tamanho máximo de arquivo 3d para exportar do sketchup? estou tentando exportar um de 35mb mas dpa erro….

        Curtir

      2. Olá Lívia,

        É complicado falar em um limite de tamanho para o arquivo que vai ser exportado. Já houve casos em que exportei um arquivo de 35 MB que gerou um .xml de 2,4GB, em outros um arquivo de 48MB gerou um .xml de “apenas” 600MB. Então isso acaba sendo meio relativo, a depender da complexidade do projeto.

        No entanto, se você tem um sistema operacional 32bits é recomendável que o arquivo exportado não ultrapasse 2GB. Neste tipo de sistema os programas não podem usar mais do este valor da memória RAM – mesmo quando o computador tem mais do que isto instalado. Foi o que aconteceu no primeiro exemplo que listei acima. Acabei não conseguindo abrir o arquivo.

        O ideal, se você tem um sistema 32bits, é tentar limpar o arquivo ao máximo para que não fique muito grande. Quando eu modelo projetos complexos tento colocar apenas o necessário, não modelo nenhuma peça que não vá aparecer nas imagens ou apresentação da maquete.

        Curtir

  41. Boa tarde uma duvida
    ja tinha o sketchup e o kerkythea, mas só agora instalei o SUKT, instalei na mesma pasta que o sketch, mas nao consigo trazer o prugin para dentro do sketch, como posso fazer?
    obrigado

    Curtir

    1. Olá Carlos,

      Talvez você tenha copiado o plugin apenas para a pasta do sketchup. Na verdade ele deve ser salvo dentro da subpasta “\Program Files\Google\Google SketchUp 8\Plugins”. A opção “plugins” só aparecerá na tela do sketchup se houver algum arquivo dentro desta pasta.

      Curtir

  42. Tive o problema dos caracteres latinos também.
    Lendo as dicas aqui, consegui resolver.
    Dá pra salvar diretamente no disco C: (pessoalmente não gosto de deixar arquivos soltos, depois vira uma bagunça)
    Ai então criei uma pasta no disco C com o nome Kerkythea. Funcionou das duas maneiras.
    Fica a dica pra quem tah passando trabalho…

    Curtir

  43. Olá

    Estou com um problema com um projeto… tento exportá-lo pro kerkythea e quando abro o arquivo importado não aparece nda… tentei fazer testes com outros arquivos e deu certo, então copei apenas o projeto daquele arquivo que não exporta e colei em um outro arquivo que estava exportando direitinho, mas dessa vez este arquivo também não foi exportado… como posso solucionar este problema??
    Att,

    Curtir

  44. Ola,
    estou tendo um problema… Eu nao consigo achar nenhum material para cortinas meio transparentes. No modelo do sketchup ela esta com um material e transparencia mas quando exporto para o kerkythea a transparencia some e fica um tecido opaco… alguma dica??
    Agradeço

    Curtir

    1. Olá Regina,

      Para tornar o material da cortina semitransparente, proceda da seguinte forma. Clique com o botão secundário sobre a o material da cortina na lista que aparece à esquerda e selecione “Edit material…”; no quadro “transmittance” clique com o botão secundário na opção “refraction” e escolha “add color” (a primeira opção); na janela de “select color” vá até a terceira aba e mude o valor de “value” para 70 (ou outro valor que você ache mais apropriado para seu caso). Feito isto, vá na opção “Index of refration” (logo abaixo da opção “refraction”) e mude o valor para 1. Pronto, agora o material das cortinas deve ficar transparente.

      Curtir

  45. Ufa!!! Consegui instalar o programa, os pluggins, exportei o arquivo do Sketch como .xml, mas nada aparece no Kerky quando eu mando abrir…por que será????

    Curtir

    1. Olá Tathiana,

      Logo apos exportar, vai aparecer a opção “open exported model in kerkythea”, porém, ela só funciona no windows xp. Depois que exportar o arquivo, você tem que abrir o kerkythea e clicar em file/open e localizar o arquivo .xml que você exportou. Após carregá-lo, você pode usar a tecla “v” para ter uma melhor visualização do modelo.

      Curtir

  46. Again!!!!
    Consegui exportar mas só alterando o quadrinho de exportação ( yes or no )…no primeiro, optei por yes, não exportar somente os selecionados, aí deu certo. O que estou fazendo de errado??
    E foi tudo branco. Como exporta com as características?

    Curtir

    1. Olá Tathiana,

      Eu uso a seguinte configuração de exportação.

      Vá no menu plug-ins/kerkythea exporter/export model e experimente usar a configuração abaixo.

      Geometry yes
      lights yes
      clay no
      photomatched no
      default UVs yes
      instanced no

      Curtir

  47. Não estou conseguindo fazer com que o Kerkythea 2008 para Sketchup 8 funcione. Sempre que eu tento fazer a renderização, aparece um quadro com a seguinte mensagem:

    A file:’C:\Program File (x86)\Kerkythea Rendering System\start.kst’ could not be created.
    Please change permissions for the folder\file.
    Kerkythea won’t open automatically.

    Ajude-me. Desde já lhe sou grato. Luiz Guedes

    Curtir

    1. Olá Luiz,

      Este tipo de problema é normal. Do Windows Vista para frente a abertura automática do arquivo não vai funcionar. O que você deve fazer neste caso e abrir o kerkythea e no menu file/open buscar o arquivo que você acabou de exportar.

      Curtir

      1. Olá Elcio. Eu exporto do Sketchup em Documents como COLLADA, mas quando faço file/open no Kerkythea, o respectivo arquivo não aparece no quadro de arquivos do Kerkythea. Devo estar errando em algum procedimento. Elcio você poderia descrever passo a passo desde a exportação no Sketchup até a importação no Kerkithea? Amigo lhe sou muito grato pela ajuda que você me tem dispensado.

        Curtir

      2. Olá Luiz,

        Você dever exportar usando o plugin do sketchup. Procure por “SU2KT” no texto e nos comentários. O formato de exportação é o .xml. O procedimento de exportação está descrito no texto, logo abaixo da primeira figura.

        Curtir

      3. Olá Elcio o meu sketcchup 8 é gratis e só exporta em dois arquivos: COLLADA e KMZ. Por outra lado, ja´ uso os SU2KT, tanto o exportar, quanto o que iluminador. O interessante é que por meio de inumeras tentantivas aleatórias, um dos desenhos apareceu com o arquivo xlm, mas, confesso: não sei como isso ocorreu. Dê-me algumas dicas. Muito obrigado Elcio por sua atenção. luiz

        Curtir

  48. Boa tarde, estou começando a mexer no kerkythea 2008, mas como faço a janela com mais de uma folha de vidro a impressão que dá é que é uma coisa só, como reforço as arestas para que fique visivel, por exemplo uma porta janela com 4 folhas, aparece apenas um grande vidro inteiro. Será que você pode me ajudar?

    Curtir

    1. Olá Grégori,

      Certifique-se de que não há nenhum objeto selecionado quando você for exportar. Quando isso acontece, o kerkythea tende a exportar apenas este objeto selecionado. Você também pode verificar se o modelo do sketchup não está com problema, para isso acesse a opção “window”, “model info”, e na aba “Statistics” clique em “fix problems”. Aproveitando que você está nesta aba, dê também um “purge” para limpar o arquivo.

      Curtir

  49. Olá Elcio,

    Utilizo o sketh para desenhar e o kerky para renderizar.
    Porém as textura que importo de imagens para o meu desenho ficam perfeitas no sketh, porém no Kerky elas estão ficando pretas. como posso resolver isso? obrigada desde já

    Curtir

    1. quando acontece isso comigo eh pq a pasta ond saum carregadas as imagens da textura naum ficou correta (a imagem da textura naum foi p dentro da pasta “tx….” ).. tente exportar novamente a maquete

      Curtir

  50. Olá Élcio,
    Estou com um problema na hora que esta renderizando, ele inicializa o render e depois avisa que ocorreu um erro, e cita 2 erros que pode ter ocorrido, um é que aparece pontos pretos e o outro avisa que não a recurso suficiente para renderizar (devido a complexidade da cena)
    Gostaria de saber como posso fazer para resolver esse problema.

    Curtir

    1. Olá Suele,

      Talvez seu computador não tenha recursos para renderizar uma sena muito complexa. Quando exportamos maquetes do sketchup para o kerkythea elas aumentam consideravelmente em tamanho. Por exemplo, certa vez constatei que depois de exportada, uma maquete de 65 MB ficava com 2.ooo MB no formato de arquivo que o kerkythea trabalha. Para renderizar maquetes grandes como esta, eu recomento que você tenha um computador com uma boa quantidade de memória ram, de 4 MB para mais, e de preferência um sistema operacional de 64bits, pois por padrão os sistemas de 32bits não reconhecem mais do que uns 4MB (na verdade uns 3,5 MB).

      Outra dica que posso dar é simplificar a maquete para cada sena que você for renderizar. Por exemplo: Se a cena um for de apenas uma detalhe da maquete, apague todo o restante que não vá aparecer nesta sena e exporte desta forma para o Kerkythea, isso vai criar arquivos menores que vão exigir menos recursos do computador.

      Curtir

  51. Bom dia,
    Eu comprei o sketchup com licença para a empresa. Posso fazer o download do kerkythea sem licença? não há problema ?

    obrigado

    ANDRÉ PARENTE

    Curtir

    1. Olá André,

      Acredito que não haja problema, uma vez que o kerkythea é distribuído gratuitamente (freeware). Na pasta onde o programa é instalado existe um arquivo chamando “ReadMe.txt”, lá fica a licença.

      “2. You can use Kerkythea and its produced output (rendered images) for your work
      (including commercial) completely free without any fees. Mentioning the rendering
      software is appreciated but not required.”

      Curtir

  52. Estou tentando renderizar e aparece a mensagem “SOME ERRORS APPEARED DURING RENDERING – PLEASE CHECK CONSOLE LOGGING. THE RENDERING MEY BE INCORRECT IN CERTAIN AREAS (BLACK DOTS) OR COMPLETELY BLACK DUE TO AN INITIALIZATION ERROR. IT MAY ALSO BE THAT THERE ARE NOT ENOUGH RESOUCES TO SUPPORT THE RENDERING TECHNIQUE USED DUE TO SCENE COMPLEXITY. PLEASE SAVE YOUR SCENE!” vi que aconteceu com mais uma pessoa, porém, meu computador tem 64 e 8 de memória RAM. Alguém me ajuda, por favor!

    Curtir

    1. Bom Dia Sabrina..
      Isso também estava acontecendo comigo.
      Constatei que o meu problema era que o arquivo estava muito pesado.
      Dividi em 2 (metade dos ambientes em um arquivo e metade em outro) e o problema não ocorreu novamente.
      Espero te-la ajudado.
      Atenciosamente,

      Jaqueline Fukagawa
      Arquiteta e Urbanista

      Curtir

  53. Oi, estou tendo problemas ao renderizar com o kerkythea, não tenho conseguido exportar corretamente creio eu, quando exporto uma cena do sketchup aparece a seguinte frase: The following bitmaps are missing.This probably will lead to incorrect rendering. this can be corrected by locating the images and copying them to the corresponding folder. E també, não tenho conseguido instalar novos materiais e globals.

    Curtir

  54. Bom dia!
    Eu estou tendo um problema persistente com o kerkythea que não consigo resolver. É o seguinte…eu salvo a minha maquete eketrônica feita no sketchup numa pasta no diretório (C:/) e importo pelo kerkythea. O programa abre o meu arquivo, eu aperto V (para visualizar texturas e cores). Até aqui tudo bem. Porém, ao clicar em qualquer superfície/material, o kerkythea trava e aparece a mensagem: Um problema fez com que o programa parasse de funcionar corretamente. O windows fechará o programa e o notificará caso uma solução esteja disponível. ^^
    E aí, o que eu posso fazer? Preciso de uma ajudinha! Muito obrigada, desde já.

    Curtir

    1. Isto está acontecendo comigo também. E eu utilizei bastante antes sem este problema. De um tempo pra cá, toda vez que clico em uma superfície o programa trava e mostra esta mensagem! Quando tento colocar o céu ao fundo, a mesma coisa. Será que tem alguma solução?? Obrigada!!

      Curtir

      1. Olá ! Estou tendo o mesmo problema que a Nathália Lemos e Paula com meus trabalhos. A mesma mensagem de erro aparece. Não sei o que fazer! Se alguém souber de algo que possa ajudar, obrigada!

        Curtir

  55. Boa tarde. Estou com dificuldade para exportar corretamente para o kerkythea. Fiz todas as configurações no sketchup, exportei para XML e ao abrir o arquivo no kerkythea, alguns blocos ou algumas partes dos blocos não foram exportados corretamente. Ex: cortina, mesa, cadeira e etc… o que eu estaria fazendo de errado? ou qual a maneira correta?
    Obrigado

    Curtir

  56. Olá. Por favor, sempre usei normalmente o kerkythea com o sketchup, mas agora quando terminei o desenho no sketchup e selecionei para renderizar aparece ajanela para salvar em .XML, mas em baixo do nome do arquivo que aparece o tipo do arquivo a janelinha fica em branco sem nenhuma opção de extenção. Aí dá erro pq não consigo salvar sem nenhum formato.
    Já fiz e refiz várias vezes a instalação do kerkythea e do plugin, sempre fik do mesmo jeito. O que pode ser e como faço para reparar isso?
    Obrigada

    Curtir

    1. Olá Glaucia,

      Você deve escrever “.xml” (sem aspas) na frente do nome do arquivo. Na opção de baixo (tipo de arquivo) não precisa selecionar “xml”.

      Curtir

  57. Gente … alguem sabe como dar o efeito nos tecidos , tipo ceda , camurça? Peguei material pronto porem nao consigo mudar a cor .. ate muda a cor mais não a do fundo. Ex: o objeto era azul mudei a cor, porem o reflexo ainda continua azul.

    Obrigada!

    Curtir

  58. Olá,
    Sou nova no uso deste programa, e estou tendo um problema na hora de usar o modelo (feito no SketchUp) no Kerkythea. O modelo abre direitinho no kerkythea, só que com as cores erradas em algumas partes. O que devo fazer? É muito urgente D:

    Curtir

  59. Por favor como faço para salvar o arquivo que tenho e reenderizei e quero continuar no dia seguinte tenho que fazer tudo de novo
    Alguém me ajuda
    Obrigada

    Curtir

    1. Olá Micaela,

      Para salvar as configurações basta acessar o menu File/Save Scene (Ctl+s). Você pode salvar sobre o arquivo xml que você importou, ou usar outro nome.

      Curtir

  60. fui renderizar e deu um erro que diz :
    some errors appeared during rendering please console logging.
    the rendering my be incorrect in certain aeras (black dots) or completely black due to an initialization error. it may also be that there are not enough resources to support the rendering technique used due to scene complexity. please save scene.

    Gostaria se saber como solucionar.

    Curtir

    1. Olá Eriane,

      Se sua cena for muito complexa, o método “Photon Mapping” pode travar. Experimente usar outros métodos de renderização. Por exemplo, se for uma cena externa use o “Path Tracing”, se for uma interna, opte pelo “Bidirectional Path Tracing”.

      Curtir

  61. Olá, estou com um problema que está me deixando louca. Exportei o meu modelo normalmente e abri normalmente, mas quando fui dar o primeiro render de teste apareceu esta mensagem.

    Alguns erros apareceram durante a renderização. por favor, verifique o log de console.
    A prestação pode estar incorreto em determinadas áreas – pontos pretos – ou completamente preto devido a um erro de inicialização. Pode ser também que não há recursos suficientes para apoiar a técnica de renderização usado devido à complexidade da cena. Por favor, salve a cena.

    Curtir

    1. Olá Ana Carolina,

      Este problema pode estar acontecendo devido à complexidade do arquivo que você está renderizando. Escrevi um tutorial aqui no site sobre como renderizar arquivos complexos no Kerkythea. Você pode conferir o artigo no link abaixo.

      Em resumo eu aconselho você a mudar o método de renderização do kerkythea. Você pode usar o “Path Tracing – Progressive” para cenas externas e o “Bidirectional Path Tracing” para cenas internas. Estes dois métodos têm uma forma de trabalhar diferente do mecanismo padrão do kerkythea. Para mais informações recomendo a leitura do artigo acima.

      Curtir

      1. Olá Elcio,
        Muito obrigada pela informação. O tutorial contém informações muito úteis, já até salvei como favoritos. Realmente tenho o péssimo defeito de ser minimalista e acabo modelando ate o que esta por baixo das mesas. Um absurdo, agora tenho certeza que preciso me livrar desse habito rsrs. Mas no meu desespero passei a tarde inteira procurando uma solução para o meu problema. Acabei instalando a versão 2011 64bits, e até que deu certo.
        Muito obrigada e se tiver mais algum tutorial interessante, me passa o link.

        Curtir

  62. Boa Noite!
    Quando eu exporto o projeto do Sketchup para o Kerkythea tem materiais que não são exportados, aparecendo uma segunda janela com todos os nomes desses materiais em lista, com isso quando eu clico em “V” tem partes que aparecem em preto. EX: A textura do piso é porcelanato, só que no kerkythea não aparece a textura que eu pus e quando eu clico no chão pra editar e tentar colocar essa textura o programa não seleciona o chão, seleciona outra coisa totalmente diferente. Com isso eu tenho que ir um por um nos “Models” pra encontrar o que é referente ao piso.
    Gostaria de saber o que fazer quando esse tipo de coisa acontece? Porque minutos antes estava conseguindo renderizar normalmente e agora nenhum dos rendes que eu tenho feito o sketchup está exportando todos os materiais.

    Curtir

  63. Boa Noite,
    Quando instalo os materiais no kerkythea 2008 aparece essa mensagem para todos”the following archives had problems in instalation” , o que devo fazer?

    Curtir

  64. Boa tarde, tem um arquivo que estou tendo problemas. Eu exportei do SketchUp 2015 para o Kerkythea e, quando eu abro no Kerkythea, na lista de materiais do lado esquerdo, ele não abre os materiais e sim os “blocos” que vieram do Sketch. Aí eu tenho que abrir bloco por bloco e ver quais os materiais que estão dentro deles pra configurar! Não sei o que houve, pois na primeira vez que exportei estava tudo normal com os materiais.
    Tentei salvar o arquivo com outro nome, apagar as layers… mas nada deu certo! Alguém saberia me dizer o que fazer?

    Curtir

  65. olá, tenho uma dúvida, acompanho seu blog a bastante tempo , e já faço render a quase um ano, hoje ocorreu um problema que eu nunca vi, espero que vc possa me ajudar,
    acontece o seguinte, finalizei a maquete, tudo certo no sketch up, exportar ok, quando eu abro no kt, ele abre normalmente, aperto o v e ele responde ao comando, quando clico no primeiro material, o kt começa a nao responder e fecha sozinho, será que é porque o arquivo esta muito pesado?

    ps: já exportei o arquivo três vezes e continua dando errado, e já testei também em dois computadores diferentes, e não obtive nenhum resultado.

    Agradeço desde já,

    Abç.

    Curtir

    1. Olá Thaisy,

      Sem ter o arquivo é complicado entender o exatamente que está causando o problema. Mas, por experiência, sei que arquivos muito complexos costumam apresentar problemas parecidos com este, experimente ocultar os itens que não aparecerão na renderização antes de exportar para o Kerkythea, isto talvez ajude. No artigo do link abaixo dei algumas dicas de como renderizar arquivos complexos.

      Renderizando arquivos complexos no Kerkythea

      Curtir

  66. Ola, tenho uma problema e nao sei como resolver, quando vou exporta um arquito pro kerkythea aparece isso ” the following bitmaps are missing, this will probably lead to incorrect rendering, this can be corrected by locating the images and copying them to the corresponding folder.” e em seguida aparece a lista dos materias, nao sei como resolver.

    desde ja agradeço

    Curtir

  67. quando exporto pro kerkythea fica cinza como o seu exemplo acima, só aparecendo a modelagem em linhas claras. como faço pra conseguir ver os materiais, acabamentos nessa tela principal e não só apenas quando renderizo a imagem???

    Curtir

  68. Pessoal to com um problema. Eu exporto tranquilamente o arquivo do sketchup, mas o kerkynthea nao reconhece o arquivo que exportei.Eu clico em file, vou no endereço onde esta o arquivo (xml), porém, o kerkynthea não o reconhece, o arquivo não aparece. Alguém poderia me ajudar??

    Curtir

Deixe um comentário