Estudo insolação SketchUp II

Há um tempo atrás escrevi um artigo mostrando como configurar o SketchUp para fazer uma análise de insolação. Mas talvez, seja necessário mostrar também uma metodologia para utilização mais eficiente das potencialidades desse software, principalmente para aqueles que não tem a menor noção de como começar.

O presente artigo visa justamente propor um método para este estudo. Não um método definitivo, mas apenas um guia para quem não tem noção de como proceder com uma investigação sobre insolação. Com o tempo, você naturalmente desenvolverá sua própria maneira de fazer estas análises, mas por hora, acompanhe o exemplo abaixo para ter uma referência.

Exemplo

Bom, para iniciarmos, vou pegar como exemplo, uma casa pequena de três quartos, bem comum. A partir daí, o primeiro passo, é configurarmos as informações sobre este nosso modelo (“window”/”model info”/”location”) conforme mostrado no artigo anterior (link para quem usa versão SketchUp Pro, link para quem usa a Versão SketchUp Free 6). Adotaremos a latitude de 24° sul, que corresponde aproximadamente a latitude de São Paulo.

Vista superior

Pelo método que proponho, estudaremos esta casa em três períodos distintos do ano: solstício de inverno, equinócio (primavera/outono), e solstício de verão.

Para que não sabe, o solstício de inverno marca a entrada do mesmo (é também o período em que o sol está mais inclinado), e por consequência, o solstício de verão, marca a entrada desta estação (onde o sol está mais perpendicular à superfície). Já o equinócio ocorre no início do outono, e da primavera.

As datas para estes períodos são 22/6 (inverno), 21/3(outono) ou 24/9 (primavera), e 22/12 (verão). Entenda que tanto faz fazermos análise para o dia 31/3 como 24/9, pois a inclinação do sol nestes dois dias é igual. Se fôssemos fazer uma análise térmica, ai sim, teríamos que levar em consideração as duas datas separadas, já que não seria só a geometria de insolação o único fator a levarmos em conta. Mas isso fica para outro artigo, o objetivo aqui é apenas análise de insolação.

Bom, feitas todas estas considerações, agora vamos passar as simulações em si.

Primeiro, colocamos a maquete em perspectiva, de modo a podermos observar as janelas que vamos analisar. É claro que não poderemos ver todas de uma vez, então começamos com as janelas das fachadas leste e norte, e em um segundo momento as das fachadas oeste e sul, ou em qualquer outra posição que fique cômoda para você.

Vamos começar pelas fachadas leste e norte. Coloque a perspectiva de modo a podermos ver estas duas fachadas ao mesmo tempo. Agora na data de 22/06 no início do inverno, e começamos movendo o cursor do início do dia para o fim, para vermos exatamente o período do dia em que as janelas dessas paredes vão ficar abrigadas ou não do sol.

Como você pode notar pelo meu exemplo, a partir das 11:12h já não bate mais sol na abertura da fachada voltada para leste, e isso segue até o final do dia. Já a fachada norte, temos sol o dirá inteiro.

Para ter acesso a este menu de configuração das sombras, basta ativar a opção “shadow settings”, ao lado do “botão” que liga as sombras.

Agora repita o mesmo processo para as demais fachadas, nos três períodos do ano que definimos anteriormente.

Ao final, teremos uma boa noção de como o sol se comportará durante o ano, em relação a esta edificação. Saberemos inclusive os horários que as aberturas estarão expostas ao sol. Com estes dados em mão podemos, por exemplo, ver que a colocação da janela voltada para o oeste (na sala) não foi uma boa ideia. Ou que as janelas dos quartos voltados para o sul precisam de proteção contra o sol da manhã e da tarde.

Claro que, já na fase de projeto, estas observações deveriam ser feitas com o auxílio de uma carta solar. Evitando assim o trabalho de fazer e refazer a maquete para chegar a uma solução ideal. O correto seria usar a maquete apenas para checar se as medidas adotadas surtiram os efeitos desejados.

É isso. Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, utilize o espaço abaixo para comentários.

Artigos relacionados >>

5 comentários em “Estudo insolação SketchUp II”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s