Mudar localização geográfica no SketchUp Free

Atualização 2016: No site oficial de extensões para o sketchup há um plugin chamando “Solar North” específico para mudar a direção do norte. Ele pode ser baixado nesta página: http://extensions.sketchup.com/en/content/solar-north. Para saber como utilizá-lo, acesse este tutorial.

Atualização 24 nov. 2008: A nova versão free do sketchup, “google Sketchup 7”, já vem com a opção de mudança da localização geográfica. Basta clicar em “Windows/model info/location”. Dispençando assim o uso do plugin citado abaixo. Para fazer o download desta nova versão, acesse esse endereço, e escolha a opção “Google SketchUp 7”(e não a “Google SketchUp Pro 7).

Nos artigos que escrevi até o momento sobre o sketchUp, sempre tomava como referência a versão Pro do software. Mas me ocorreu que algumas pessoas que usam a versão Free teriam problemas para configurar a localização geográfica de seu projeto, o que é fundamental para fazer, por exemplo, uma análise de insolação. Para tanto, resolvi fazer uma pesquisa até descobrir uma maneira dessas pessoas também usufruírem das potencialidades do SketchUp, sem, no entanto, terem de pagar pela versão Pro.

Em minhas pesquisas encontrei um plugin que resolve bem este problema. Você pode baixa-lo neste endereço:

http://sketchuptips.blogspot.com/2008/01/plugin-model-location.html

Para instalar você deve descompactar o arquivo e copia-lo para a pasta de plugins do SketchUp.

Agora vamos aprender a usar este plugin. Primeiro abra o sketchUp e clique na aba do “menur bar” “plugins” e selecione “Model location”. Aparecerá uma janela como a apresentada abaixo:

Nela temos o nome da cidade, pais, latitude, longitude, Zona de tempo e ângulo do norte. Vamos supor que meu projeto esteja na cidade de São Paulo. Vou então preenchê-la da seguinte maneira:

As opções de latitude e longitude são muito importantes, e você pode consegui-las em sites como a Wikipédia, bastando apenas fazer uma busca por sua cidade. Lembrando sempre que latitudes abaixo do equador são colocadas como números negativos, e acima como positivos. Já as longitudes são positivas a leste da longitude zero, e negativas a oeste desta.

Na prática qual quer valor de latitude com final S (sul) é negativo, e o oposto vale para final N (norte). Nas longitudes os valores com final E ou L (leste) são positivos, e os de final O ou W (oeste) são negativos.

A opção “Time zone” também é de fundamental importância, e para saber qual usar consulte o mapa do link abaixo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Timezones_optimized.png

Ao consultar este mapa, tenha em mente que valores a oeste da “time zone” 0, são negativos, e a leste são positivos.
Para facilitar um pouco sua vida, coloco no link abaixo os estados brasileiros que usam a “time zone” -3,0:

http://pt.wikipedia.org/wiki/UTC-3

Já a opção “north angle” serve para determinar a direção do norte em relação ao eixo Y (eixo verde). Conforme ilustra a figura abaixo:

Lembrando sempre que os ângulos devem ser colocados em algarismos decimais. Por exemplo: se o ângulo for 64° 30″, você colocará 64,5°. Isso vale para todos os ângulos que você for inserir (latitude, longitude e north angle).

E esta foi minha dica para quem usa o SketchUp Free e ainda não podia fazer análises de insolação por não ter a opção de configuração da localização geográfica. Espero que tenha ajudo.

Mais uma vez reitero que: qualquer dúvida, reclamação, correção ou sugestão, será muito bem vinda. Bastando para isso utilizar o espaço abaixo dos comentários.

Artigos relacionados >>

6 comentários em “Mudar localização geográfica no SketchUp Free”

  1. Olá Ícaro,

    Vamos por partes. Primeiro, o sketchup foi originalmente concebido para elaboração da maquetes arquitetônicas virtuais. Ele pode sim modelar o terreno em três dimensões, mas precisa das curvas de nível já trabalhadas (conversão dos valores de latitude, longitude e altitude em linhas topográficas) em algum outro programa, como o AutoCad por exemplo. Apenas com as tabelas referentes as latitude e longitude ele não conseguiria fazer isso, pois não as pode ler.

    Neste artigo eu mostro como criar um topografia com as curvas de nível já prontas (link: https://folhaazero.wordpress.com/2008/08/29/trabalhando-com-topografia-no-sketchup/).

    Se você está procurando um programa para desenho de topografia com fins de levantamento e outros assuntos que requeiram precisão, eu não recomendaria o sketchup, pois ele não foi concebido para este fim.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s