Iluminação artificial com sketchup e kerkythea

Continuando a série de artigos sobre o kerkythea e sketchup, agora abordaremos a renderização com iluminação artificial. Para isso usarei o mesmo exemplo dos outros artigos, acrescentado apenas alguns moveis para exemplificar melhor.

Inserindo lâmpadas no sketchup

O primeiro passo para chegarmos a uma cena como a apresentada acima, é inserir as lâmpadas no modelo que fizemos no sketchup. Para isso clique em Window/components, e selecione KT-lights. Aparecerá uma infinidade de modelos de lâmpadas.

Em meu caso colocarei uma luminária sobre a mesa e uma lâmpada fluorescente no teto.

Obs.: não recomendo usar a lâmpada “Fluorescent 1” que consta na biblioteca kt-lights, pois a mesma faz com que a renderização se arraste por muito tempo.

Ajustando as lâmpadas no kerkythea

A primeira coisa a fazer, é “desligar” o sol. Clique com o botão secundário do mouse sobre o mesmo e selecione “disable”. Agora mudaremos a cor do céu. Clique em settings/sun and sky/skip/ e mude o valor de “intensit” para 0 ou algo próximo a isso.

Pronto agora vamos à primeira renderização.

Note que as lâmpadas estão com uma potência muito alta. Para melhorar isso teremos de alterar a intensidade de cada uma. Clique com o botão secundário do mouse sobre a que você quer mudar, e altere o valor de “multiplier” para 2 (dependendo da situação este valor poder mudar).

Se você quiser pode colocar um valor menor para a luminária que está sobre a mesa. Em meu caso colocarei o mesmo para todas.

Opcionalmente você pode deixar as sombras borradas. Para isso teremos que editar lâmpada por lâmpada, ativando o “soft shadows” e mudando o valor de “radius” para algo entorno de 0,1.

Lembre-se de configurar a renderização como explicado nos artigos anteriores (veja os artigos relacionados no final).

Obs.: Normalmente a renderização com lâmpadas leva um pouco mais de tempo que aquela feita apenas com o sol.

Bom é isso. Com o tempo vou adicionando outras informações relativas à renderizações com iluminação artificial. Confesso que não tenho muito que falar, pois as utilizo muito pouco.

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23 comentários em “Iluminação artificial com sketchup e kerkythea”

  1. Todos os tutoriais estao muito bem explicados!!! Meus parabens

    só estou com uma duvida, no meu sketchup em window>Components
    eu nao tenho a opçao KT lights
    como faço para adequirir?!?!

    Obrigado, aguardo resposta

  2. Muito bem explicado! Adorei! Meus parabéns!

    Bem, como sou iniciante não sei como desligar o sol! onde fica?

    Desde já obrigada!

    1. Olá Ana Paula,

      Clique com o botão secundário do mouse sobre o sol, e escolha a opção “disable”. Normalmente não costumo desligá-lo completamente, o que faço é mudar para um horário como 20:00, por exemplo. Bom, teste as duas opções e veja qual se adequá melhor ao sua necessidade.

  3. Olá, Gostaria de lhe pedir uma ajuda! Em que parte no site do Kerkythea esta as lampadas, para colocar em componentes no Sketchup?

    att

  4. OLÁ, eu estou com um problema: quando quando renderizo com materiais criado porm mim fica numa qualidade boa, mas quando coloco materiais da biblioteca do KKD ae fica todo granulado. Será qvc pode me ajudar

  5. olá,
    baixei os componentes das luminárias no link postado acima e adicionei a respectiva pasta na pasta Components do Sketchup, entretanto, esta pasta de componentes aparece vazia em window /components do sketchup, ou seja, tenho a pasta de componentes no sketchup, mas sem componentes. O que pode ter ocorrido?

    obrigada.

  6. Primeiramente, gostaria de parabenizar pela iniciativa,
    e também tenho uma dúvida a ser sanada:
    Eu gostaria de trabalhar com a luz do sol, e as luzes spot ao mesmo tempo, mas quando tento fazer isso, fica tudo branco em volta do desenho, e não tem a aparição do céu, ou seja, fica sem nexo…
    Como posso regularizar essa situação??
    desde já, agradeço!!

  7. Ola boa noite estou tentando ah dias baixar o arquivo Kt-Lights porem ja fui em varios sites e tal mas a pasta sempre vem faltando vem em branco como se fosse um arquivo invalido… Alguem pode me ajudar obrigada…

  8. Bom dia,

    Estou com uma dúvida, você poderia me ajudar?
    As renderizações estão ficando granuladas na parte de baixo da imagem, como posso resolver isso? Isso está acontecendo nas partes onde tem texturas e nas partes que não tem texturas.

    Obrigada

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