Trabalhando com topografia no sketchup

Na maioria dos softwares voltados para modelagem, a criação da topografia normalmente é uma parte bem complicada. Mas no sktechup temos uma ferramenta que facilita muito essa tarefa, chama-se “Sandbox”.

Para começarmos você precisa das curvas de nível do terreno que será criado. Estas  devem estar posicionadas em alturas diferentes para que o programa entenda que se trata de uma superfície com inclinações variadas.

Após esta formatação inicial, você deve clicar em “View/toolbars/Sandbox”, e selecionar as curvas de nível, e em seguida um clique na primeira opção do Sandbox.

Obs.: Caso o Sanbox não apareça no view/toolbars, vá à window/preferences/extensions e ative o “sandbox tools”.

Obs.: Com o terreno pronto, você pode deletar ou desligar as curvas de nível. A partir desse ponto elas não têm mais utilidade. Particularmente recomendo que você as coloque em algum layer a parte, para posterior referência.

Com a topografia pronta, agora vamos criar os taludes onde, eventualmente haverá algum edifício. Para isso você deve “desenhar” o contorno dessa plataforma, posicioná-la sobre a topografia e clicar no quarto botão da barra Sandbox, e em seguida no terreno. Veja o exemplo abaixo:

Obs.: Todos estes objetos que usamos para alterar a topografia (criar talude), devem estar fechados, ou seja, devem ser uma superfície. Não é possível alterar a topografia apenas com linhas.

Agora só falta definirmos as diferentes texturas que compõe esta superfície. Em meu exemplo criarei uma malha de ruas asfaltadas cortando o terreno.

Para isso, faço o desenho da rua, e posiciono sobre a topografia, clico no quinto botão da barra Sandbox, e em seguida no terreno.

Para finalizarmos, selecione a topografia e entre no modo de edição (dois cliques com o mouse sobre a mesma, ou com o botão secundário do mouse, selecione “edit group”). Note que apareceram linhas sobre a topografia, estas linhas a separaram em várias superfícies. Você pode atribuir materiais diferentes a cada uma delas, como fiz no exemplo abaixo:

Obs.: Para sair do modo de edição, basta clicar fora do prisma retangular pontilhado que cerca o grupo.

Com você pôde ver, a criação de terrenos no sketchup é uma tarefa relativamente fácil, bastando apenas, com dito acima, tomar cuidado ao fornecer as curvas de nível ao programa. Caso tenha alguma dúvida, utilize o espaço abaixo para comentários. Na medida do possível, vou respondendo.

Artigos relacionados >>

26 comentários em “Trabalhando com topografia no sketchup”

  1. Olá Carol,

    Se deseja tirar dúvidas, sobre este ou outros artigos, você pode usar este espaço dos comentários para colocar suas questões. Na medida do possível vou respondendo.

    Se for relacionado a contratação de serviços ou outras questões co-relatas, terá de esperar um pouco, pois muito em breve colocarei uma seção só para esse fim.

    Abraços

    Curtir

  2. Olá Carol,

    Recebi sua segunda mensagem. Vou tentar colocar as informações que você pediu no site. Apenas tenha um pouco da paciência, pois tenho que procurar os arquivos. Esta semana ainda concluo isso.

    Ps: não publiquei sua mensagem porque ela foge do tema deste artigo. Mas pode continuar mandando.

    Abraços
    Elcio

    Curtir

  3. Meu caro, sou estudante de Arquitetura em Recife-PE e tbm autodidata na maioria das coisas q faço, por isso é quase inevitável a busca por tutoriais como estes q vc disponibiliza sem a menor obrigação em seu site, quero na verdade apenas agradecer a sua voluntária dedicação pelo trabalho e dizer q é graças a vc q pessoas como eu podem desenvolver melhor seus trabalhos diante da n condição de investir em alguns recursos. Obrigado mesmo.

    Curtir

  4. Alex disse:

    elcio

    tenho uma pequena dúvida quanto a gerar na superficie do meu terreno as ruas e passeios do meu projeto ou melhor eu consigo gerar atraves daquela barra de comando sand box, mas o problema é que não sei como fazer para extrudar as ruas e passeios, consigo colocar materiais neles mas não consigo usar a ferramenta push. Será que vc pode me ajudar? Abraços.

    Olá Alex,

    Se entendi bem, você quer criar o desnível que existe entre o passeio e a rua. Realmente não é possível usar o push/pull (extrude) no sketchup em superfícies complexas (curvas por exemplo). Mas há uma solução para seu problema, porém, seria complicado explicar apenas através de texto. Por isso vou criar um artigo abordando este tema, e fazer um vídeo explicando como resolver. Devo publicar o mais breve possível.

    Curtir

  5. Olá meu caro

    Sou estudante de arquitetura em São Paulo, só queria parabeniza-lo pelo site, pois faço alguns projetos no sketchup, (aprendi sozinha) e surgiu agora um terreno grande e com muito desnivel, resolvi procurar ajuda no google e achei vc, obrigada pela dica, não testei ainda, mas vai ser muito útil. Abraços!!!

    Curtir

  6. Olá Elcio,

    Estou trabalhando com projetos no meu estágio e seu blog tem me ajudado muito.

    Quanto a este post, gostaria de perguntar: Eu consigo importar a planta arquitetônica e “chapá-la” nas curvas de nivel? Isto é, usar as curvas de nível, com as respectivas alturas, para orientar meu projeto arquitetônico.

    ABraços

    Curtir

    1. Olá Welber,

      Se “chapá-las” for o mesmo que “carimbá-las”, sim é possível. Basta usar a ferramenta de “carimbo” presente na barra do SANDBOX (quinto botão da esquerda para a direita).

      Nota: para conseguir fazer isto é importante que a planta seja um desenho formado por planos e linhas, e não apenas linhas (veja o exemplo das ruas acima).

      Curtir

  7. Muito Obrigado Elcio.

    Lí o artigo inteiro e sua resposta também. Acabei postando a dúvida antes de terminar de ler o post e não ví que ele contém a resposta também.

    Era isso mesmo que estava querendo saber. Como carimbá-las.

    Obrigado

    Curtir

  8. Elcio, Bom dia;

    Tenho uma pergunta pertine a este tópico.

    Posso criar duas superfícies e depois uní-las ? Na toolbar Sandbox não ví nada do tipo e queria fazer dessa forma, pois tenho uma superfície muito grande para criar e o programa acaba travando (mesmo a maquina tendo uma configuração bacana).

    Obrigado
    Welber

    Curtir

    1. Olá Welber,

      Não existe uma ferramenta para fazer esta junção de forma automática, mas você pode unir manualmente os dois terrenos copiando o conteúdo de um bloco para dentro do outro.

      Sobre os travamentos. Normalmente quando faço um terreno, limpo todas as informações que não são relevantes e mantenho apenas o básico, a entender: topografia, passeios, contorno da edificação (quando necessário) e limites do terreno (ou lote se for o caso).

      Curtir

  9. Ola! Tenho uma duvida! Na hora em que vou gerar os meus platos, o programa apenas os geram, porem sem a conformacao dos taludes, fica um retangulo sem a inclinacao no terreno, se é que voce me intende. Isso deveria ser automatico, nao!?

    Curtir

  10. bom dia ! sou leigo neste assuntomas estou tentando ajudar minha esposa , ela esta fazendo uma maquete de uma cerata bacia , dei a ideia de fazer no prgrama também , mas gerou uma dúvida , como inserir as curvas de nível no programa? se puder ajudar desde já agradeço!

    Curtir

    1. Olá Wilbert,

      Normalmente temos estas curvas de nível em algum arquivo de cad (dwg ou dxf, por exemplo). Para colocá-las no sketchup é só importar o arquivo (use o menu “file/import” ou “arquivo/importar”).

      Curtir

  11. oi, bom dia..fiz todos os passos mas quando coloco a plataforma não dá certo..não aparece nenhum talude..não sei mexer direito no sketch..sou iniciante e estou aprendendo sozinha..obrigada

    Curtir

    1. Olá Lídia,

      Com o plano que vai dar origem ao talude selecionado, clique no quarto botão da barra do sandbox e selecione a superfície que receberá o talude. Em seguida ajuste a altura do platô.

      Curtir

  12. Sem querer copiar, sou autodidata também no programa, sou aposentado da Aer era desenhista, e sempre gostei de arquitetura, mas não consegui fazer e assim me contento a fazer o que posso no comp e tuas postagens são bastante esclarecedoras e de importancia aos leigos obrigado pela disposição em faze-las.

    Curtir

  13. Oi, tenho uma duvida, como colocar a implantação feita em cima do terreno com as curvas de nivel, pois quando exporto pra cad elas ficam destorcidas, por causa das curvas de nivel serem em alturas diferentes, obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário