Dicas literárias para área de conforto climático

Há algum tempo esbocei uma metodologia para análises de insolação com o sketchup, mas em virtude do espaço, não fiz nenhum aprofundamento teórico sobre o assunto. O que foi uma pena, pois, não basta apenas saber como o sol se comporta em relação ao edifício, mas também as implicações que isto tem. Em virtude disso, resolvi indicar alguns livros que li, e acho recomendáveis a quem se interessa por esta área.

“Eficiência energética na arquitetura” é o mais acessível dos três, aborda insolação e outros temas ligados a parte de térmica. Possui linguagem fácil e ilustrações bem didáticas para explicação dos temas. Por não se aprofundar muito em cálculos, este talvez seja o livro mais indicado para quem nunca teve contato com esta área.

“Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos” tem como grande destaque os estudos de caso feitos a partir de grandes obras da arquitetura modernista brasileira. Além disto, também apresenta uma abordagem geral sobre vários temas como, insolação, térmica, e acústica. Peca um pouco na área de geometria de insolação, mas em compensação, tem na parte de cálculo de iluminação artificial e natural seu grande trunfo.

“Manual de conforto térmico” é talvez, ao lado do anterior, o livro mais técnico dos três. Possui ótima teoria sobre como proceder com estudo de insolação através de carta solares, e também trata, com certa competência, do cálculo de térmica aplicado a arquitetura. Possui algumas dicas genéricas sobre como a arquitetura deve se relacionar com o clima local, e discorre também, de forma bem pouco aprofundada, sobre ventilação natural.

Apesar de uns serem mais técnicos que os outros, todos os livros apresentam linguagem simples, objetiva e de fácil entendimento.

Estas foram minhas dicas literárias. É importante que você procure ler outras opiniões sobre estes livros antes de se decidir por comprá-los.

Complemento:

No link abaixo você pode fazer o download gratuito do CD multimídia referente ao livro “Eficiência energética na arquitetura”:

http://www.labeee.ufsc.br/publicacoes/multi.php

Não vou fazer nenhum comentário sobre este material, pois o desconheço.

Um comentário em “Dicas literárias para área de conforto climático”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s