Trabalhando componentes no sketchup

Já lhe ocorreu de criar algum bloco e usá-lo várias vezes no projeto, e em determinado momento, seja em virtude de um erro ou mudança, você se ver obrigado(a) a corrigir todas estas cópias? Isso ocorre porque você não empregou uma metodologia de modelagem correta.

Como citei em um texto anterior, é sempre bom agrupar os objetos quando se está modelando no sketchup, mas isso não se aplica a todos. Há um tipo especial que normalmente é repetido várias vezes no projeto, por exemplo, janelas, portas, pilares, entre outros. Neste, o ideal é usar o agrupamento “make component”, ao em vez de “make group”.

Quando se usa o agrupamento “component”, qualquer alteração feita em um dos objetos, altera automaticamente os demais de mesmo nome. Fez uma janela, e agora quer que ela seja maior? Simples, altere uma delas, e todas as outras se alterarão.

A criação de um componente se dá quase da mesma forma que a de um bloco (group). Por exemplo: Crie um objeto e selecione-o, clique com o botão secundário do mouse sobre o mesmo, e escolha a opção “make component”. Pronto, agora qualquer alteração em uma das copias do mesmo, será repassada aos demais.

Para editar componentes, basta dar duplo clique sobre eles, e fazer as alterações. Depois, clique fora do prisma retangular que havia se formado ao redor do objeto, para sair do modo de edição.

Para esclarecer mais as dúvidas a respeito da importância de usar blocos durante o processo de modelagem no sketchup, eu sugiro assistir o primeiro vídeo desse artigo listado abaixo.

3 comentários em “Trabalhando componentes no sketchup”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s