Dicas para o Google SketchUp 7

Não faz muito tempo que fiz a atualização para a versão mais atual do sketchup. Neste processo de migração fui obrigado a refazer algumas configurações e acrescentar outras para que a nova edição ficasse produtiva. Isto me fez pensar que talvez estas alterações também interessassem a outras pessoas. Surgiu daí a ideia de redigir este artigo, onde abordo procedimentos a serem adotados antes e depois da instalação desta nova versão do programa. É importante também ressaltar que, o que escreverei a seguir deve ser tomado apenas como sugestões.

Pré-instalação

Para início de conversa, convêm lembrar que a nova versão do sketchup é instalada em uma pasta própria, ou seja, ele não sobrescreve a antiga. Portanto cabe a você desinstalar a anterior antes de fazer e instalação da atual (ou ficar com as duas, se assim preferir). Porém, antes de fazer isso certifique-se de copiar para um lugar seguro (área de trabalho seria uma ótima ideia) seus plugins, componentes e “templates”. Para fazer isto, vá em C: arquivos de programa\google\sketchup 6, e copie o conteúdo destas pastas citadas.

Obs.: a pasta “template” fica em um endereço diferente das demais. Para acessá-la vá em “\Google\Google SketchUp 6\Resources\en-US\Templates”.

Pós-instalação

Agora importaremos os componentes e plugins da versão anterior que havíamos salvado na área de trabalho. Antes, copie o conteúdo da antiga pasta “componentes”, para a nova pasta de mesmo nome localizada em c:arquivos de programa\google\sketchup 7. Faça o mesmo com os “plugins”.

Com a aba “componentes” aberta, clique em “details” (ao lado da lupa), e escolha a primeira opção, selecione a pasta C:arquivos de programas\google\sketchup 7\componentes, e aperte “ok”. Para acessá-los basta clicar na seta ao lado do desenho de uma casa, e escolher “components”. Já os plugins se “instalam” automaticamente, assim que forem copiados para a sua respectiva pasta (necessita reiniciar o programa).

Os “templates” são instalados da mesma maneira, alterando-se apenas a pasta, que neste caso deve ser “\Google\Google SketchUp 7\Resources\en-US\Templates”.

Obs.: os caminhos que listei acima (que levam até as pastas) podem mudar dependendo da versão do Microsoft Windows usada.

Criando seu próprio “template”

Vamos supor que você queira um “template” com a unidade pré-definida em centímetros. A priori esta opção não está disponível no sketchup, mas você pode criá-la através do procedimento descrito abaixo.

Escolha um “template” que achar mais interessante e clique em “ok” e saia e entre novamente no skethcup. Em window/model info, na opção “units” mude o “format” para centímetros, e escolha a precisão que quer trabalhar. Feche esta janela e clique em “file/save tamplate”. A partir de agora, toda vez que abrir o sketchup, ele virá com essa configuração pré-definida.

Obs: em alguns casos o programa pode fechar sozinho ao tentar salvar este novo “templat”. Para que isso não aconteça, desative “set as defaul template”, salve, e em seguida vá à window/preferences e escolha o “template” que você acabou de salvar. Para ver se funcionou, feche e abra novamente o sketchup.

Configurar placa de vídeo

Se você tiver uma placa de vídeo instalada em seu PC, recomendo que configure o programa para que use a aceleração de hadware. Para isto clique em “window/preferences/openGL” e marque “use hadware acceleration”. Agora o desempenho do sketchup em cenas grandes deve melhorar consideravelmente.

Qualquer dúvida utilize o espaço abaixo para colocar suas questões.

8 comentários em “Dicas para o Google SketchUp 7”

    1. Olá Narciso,

      Primeiramente vamos nos certificar de que o SK2kt está corretamente instalado. Com o sketchup aberto, clique no menu superior “view/toolbars” e escolha a opção “SU2Kerkythea”. Deve aparecer um conjunto de botões do kerkythea na tela do sketchup. Se isso não acontecer, você provavelmente não instalou o programa corretamente.

      Antes de fazer a instalação, sugiro que você o desinstale usando o “iniciar/painel de controle/adicionar ou remover software”. Uma vez feito isso proceda da seguinte maneira.

      Feche o sketchup e inicie a instalação do SU2Kt, e quando chegar na terceira tela do instalador, você deve clicar em browser e escolher a pasta onde o sketchup está instalado. Em meu caso esta pasta é “c:\Arquivos de programa\Google\Google sketchup 7”.

      Pronto agora é só iniciar o sketchup e verificar se deu certo.

      Curtir

  1. Vou fazer desenhos grandes no sketchup 8 e pretendo comprar um PC com a placa de video NVIDIA GeForce GT 630M 2G DDR3 (Dedicada). É recomendado essa placa? consigo trabalhar sem travar?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s