Diminuindo o tamanho dos arquivos do sketchup

É curioso com algumas funcionalidades básicas do sketchup passam despercebidas para algumas pessoas. Outro dia recebi um arquivo com algo entorno de 30MB. Estava bastante detalhado, mas nada que justificasse este valor. A primeira coisa que fiz foi passar o comando “purge” para ver se conseguia diminuir um pouco o seu tamanho. Para minha surpresa, ele foi reduzido para uns 3MB (isso mesmo, de 30 para 3, uma redução de 90%). Neste artigo vou explicar com usar este comando, e dar outra dica de como fazer suas modelagens gerarem arquivos menores.

Para começarmos, pegue um arquivo do sketchup qualquer, de preferência o maior que tiver. Com ele aberto, clique em Windows/model info/statistics e selecione “purge Unused”. Este comando vai limpar todas aquelas coisas que fazem parte do arquivo, mas que não são usadas e / ou necessárias. Não se preocupe, você não notará diferença alguma em seu modelo.

Repare que ao lado há um comando chamando “fix problems”, ele serve para procurar eventuais problemas no arquivo, e corrigi-los. Normalmente eu o uso logo depois de “passar” o “purge”.

Para quando estiver modelando a dica mais importante é o uso do agrupamento “componente”, em vez de “grupo”. Pode parecer algo irrelevante, mas diminui consideravelmente o tamanho dos arquivos. Por exemplo, quando for fazer um telhado mais detalhado, crie um componente da telha a ser usada, e o repita várias vezes para formar toda a cobertura.

Quanto mais complexo for o objeto a ser repetido, mais vantagem haverá na utilização de componentes.

Faça isso em seus arquivos para ver o quanto de espaço no HD você economizará. Até a próxima.

About these ads

51 comentários em “Diminuindo o tamanho dos arquivos do sketchup”

  1. Vou falar igual à Bruna: Nossa! Muito boa mesmo essa dica de diminuir o arquivo.E renderizar animação também é muito boa. Vou sempre olhar esse blog. Muito obrigada mesmo, pela ajuda.

  2. Muito bom seu blog, super útil essa informação, como você disse é curioso com algumas funcionalidades básicas do sketchup passam despercebidas…

    1. Olá Paulo,

      Nunca usei o sketchup em português, mas com um tradutor não deve ser complicado achar onde fica a configuração.

  3. Em português tenho a impressão que é o botão “eliminar os não usados”.
    Seguindo o caminha JANELA/INFORMAÇÕES DO MODELO/ESTATÍSTICAS.
    :)

    Não conhecia o comando…
    Obrigada pela dica.

  4. cara!!!!!!!!!! muito obg o meu arquivo estava com 129 MB hahahahah foi para 13,1 MB Nossa !!! muito util essa sua dica , vlw , parabéns pelo blog

  5. Como uso o autocad, estava indignada de não haver um comando similar ao “purge”, fiquei super feliz ao descobrir a informação neste site mas… Nao entendi o que se passou comigo: o arquivo tava com 15508 KB e, depois de fazer a limpeza passou para 18252 KB, será q pode me ajudar???

  6. NOSSA MUITO OBRIGADA SEMPRE PENSEI ” POXA PODERIA EXISTIR UM PURGE PRA SKETCHUP” OBRIGADA POR ME FAZER DESCOBRIR QUE EXISTE !!! =D

  7. estava trabalhando com um arquivo de 64 mega …………… transformou-se em 8

    amigo tu não tens noção de como te sou grato.

    Abraço

    Leonardo

    1. Olá Vera,

      Não é necessário usar o “purge” muitas vezes. Na primeira ele já limpa todo o arquivo. Em alguns casos a diminuição é bem pequena, porque não há tantos blocos não usados para serem apagados.

  8. Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuts q legaaaal. Diminuiu pouco o meu projeto atual, mas daqui pra diante lembrarei d vc sempre q usar o comando. Valeu =)

  9. ___________________Para efeito de curiosidade… existe um *plugin* chamado REMOVE LONELY VERTICES, que como o próprio nome diz elimina os pontos de uma linha que foi segmentada. Ainda não testei esse plugin mas mesmo que não cause efeito de redução no peso do arquivo ele evita que vc cometa erros de inferência ou de cotagem.

  10. ___________________Encontrei um outro plugin, dessa vez um pouco mais poderoso. Chama-se CleanUp. Vale a pena conferir algumas imagens! Esse sim causará efeito de redução no tamanho dos arquivos.

  11. Eu devia ter procurado isso antes, cara ajudou muito :D demorava horas pra terminar e sempre usava o grupo ao invés de componente!!! VALEUUU MESMO

  12. Olá Elcio, meu arquivo diminuiu de 30MB para 5MB, muito bom. Porém ainda estou com um grande problema, desde que ele ficou com 30MB começou a travar muito e mesmo reduzindo para 5MB não mudou nada, o que pode ser? Não estou mais conseguindo trabalhar no projeto.

  13. Beleza Elcio.
    Vi um post seu sobre animação em 2009.
    Eu fiz o video usando o Sketchup e Kerkythea no Avidemux e na hora de fazer o vídeo, ele fica muito rápido, da 1 segundo, sendo que eu coloquei 10 segundos no kerkythea. O que devo fazer pra aumentar o tempo?

    1. Olá Adriano,

      Preciso de um pouco mais de informações para poder lhe ajudar. Quantas imagens o Kerkythea gerou para esta animação? Se você considerar um vídeo de 10s com 24quadros/segundo devemos ter então umas 240 imagens. Se ele não gerou uma quantidade compatível com o tempo de animação, o problema deve ser no kerkythea, uma vez que o Avidemux não costuma acelerar ou frear a velocidade do vídeo (não por padrão).

  14. E Parabéns pelos seus posts, inclusive do purge no Sketchup, muito bom mesmo. E se puder me ajudar, te agradeço desde já…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s