Cópias com repetição no sketchup

Se você usa AutoCAD ou algum outro software da área, provavelmente já usou o comando array para fazer várias cópias automáticas de algum objeto. No sketchup também há esta opção, porém, ela fica um pouco “escondida” dentro dos comandos mover e rotacionar. Para exemplificar o seu uso, vou dar um exemplo prático da criação de uma sequência de colunas.

Selecione a coluna (ou objeto do qual queria fazer as cópias) e ative o comando para mover no menu ao lado esquerdo, e tecle ctrl uma vez. Agora mova a coluna para que o programa saiba que distância uma deve ficar da outra. Após confirmar a posição, digite “x” e o número de vezes que ela será repetida. Em meu exemplo criarei 5 colunas, então digito “x5” (sem as aspas).

Outra opção de array é criar cópias entre o objeto original, e a primeira cópia. Para fazer isso basta ativar o comando mover, teclar ctrl uma vez, e mover a cópia para o local onde terminará a sequência de colunas. Após confirmar sua posição, digite “/” e o número de cópias criadas entre as duas colunas.

PS: repare que quando digito “/6” ele cria apenas cinco colunas entre a original e a primeira cópia. Isto ocorre porque a primeira cópia é sempre considerada como uma das cópias solicitadas no comando “/6”.

Há também a opção de fazer repetições radiais (em círculos). Para isso basta usar o comando “rotate” no lugar do “move”. Os comandos são os mesmos, “x” e “/”, e a maneira como funcionam também.

Abaixo segue um vídeo criado pela equipe do Google Sktechup que exemplifica melhor o descrito acima.

É um comando muito útil, e ao mesmo tempo bem simples de usar. Como um pouco de treinamento você facilmente se acostuma com ele.

14 comentários em “Cópias com repetição no sketchup”

  1. nossa, adorei isso, conhecia de copiar com o move e o ctrl-c, mas não sabia dessa de cópias multiplas, super me ajudou! adorei o seu blog.

  2. Olá amigo, não consigo de maneira alguma fazer estas cópias multiplas, quando aperto o “x” o objeto selecionado some, ou aparece em vermelho o comentário “distância inválida”.
    Eu vi em outros tutoriais que este comando funciona no MAC, eu estou usando um PC normal, será esse o problema, ou estou fazendo algo errado na hora de multiplicar as cópias.
    Desde já agradeço e lhe parabenizo pelo blog.
    Parabéns.

    1. Olá Alberto Oliveira,

      Bom, aparentemente você não está movendo a cópia do objeto antes de digitar “x” e o número de cópias a fazer. É fundamental que você a mova, para que o programa saiba a distancia que as cópias terão umas das outras.

      Quando for mover um objeto copiado, é importante que você clique com o botão principal do mouse apos movê-lo. Assim você define uma nova posição para aquele objeto.

      Também uso um pc, e não tive nenhum problema para executar este tutorial.

  3. Parabéns Elcio.
    antes eu ficava usando plugins para fazer cópias múltiplas ou então fazia manualmente mesmo, apenas com o ctrl. Agora ficou muito mais fácil.
    Valeu.

  4. Olá Elcio, eu estou com o mesmo problema do Alberto, eu fiz tudo o que disse. Selecionei o objeto, apertei o ctrl, movi a cópia para saber a distância, mas mesmo assim aparece o comentário em vermelho “distância inválida”, o que posso fazer??
    Desde já muito grata.

    1. Também tive o mesmo problema, primeiramente a versão que utilizo é a 8 Free, o comando funciona porém vc deve usar ” * ” ( sem aspas ) no lugar do ” x ” , exemplo vc seleciona o objeto usa a ferramenta mover, pressiona a tecla ctrl depois clica com o botão esquerdo do mouse na distância que vc escolher feito isso sem mover o mouse digita a quantidade de copias que vc quer ex.: 10 copias então ficaria assim ” *10 ” depois dê ENTER e pronto.

      qualquer dúvida olha esse link

      espero ter ajudado…

      boa sorte.

      1. ótima dica, diminuiu muito o tempo que gastava em copiar e colar que era o que eu sabia. obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s