Melhorando topografias feitas no sandbox

Atualização: Vídeo atualizado

Há algum tempo escrevi um artigo sobre como criar terrenos no sketchup. No exemplo que coloquei, as ruas, regiões gramadas, e demais áreas da topografia ficavam em uma única superfície, ou seja, não havia aquele rebaixamento da rua em relação ao passeio que temos na prática, por exemplo. Alguns podem até tentar usar o push/pull do sketchup para editar a superfície. O problema é que este recurso não pode ser usado em superfícies complexas. Para resolver isso estou disponibilizando aqui meu primeiro vídeo tutorial. A solução abordada pode não ser a ideal, mas foi a mais simples que encontrei.

Para começarmos, vou usar a mesma topografia do artigo anterior. Nela mostrarei como rebaixar as ruas.

No vídeo criarei uma cópia da rua 20 cm abaixo da original. Para fazer isso usarei o mover mais a tecla ctrl.

Seleciono a rua com um duplo clique para que também as arestas de suas laterais sejam selecionadas. Depois de fazer a cópia basta deletar (apenas) a superfície da rua original.

Agora movo os eixos para a lateral da rua e construo um perfil neste local, seleciono a rua e suas arestas, e teclando shift, “desseleciono” a superfície, assim fico apenas com as arestas laterais da rua selecionadas. Ativo o “follow me” e seleciono o perfil que acabamos de criar.

Comandos usados no vídeo:

  • Duplo clique, para editar a topografia.
  • Seta para cima, para deslocar o objeto apenas no eixo z (o azul).
  • Ctrl, para fazer uma cópia.
  • Shift, para retirar da seleção a superfície da rua.

É importante colocar texturas/cores no objeto a ser criado com o “follow me” antes de executar o comando, caso contrário você terá muita dificuldade para fazê-lo mais tarde.

Caso algo não tenha ficado claro, postem suas dúvidas abaixo que eu tento responder na medida do possível.

Artigos relacionados >>

11 comentários em “Melhorando topografias feitas no sandbox”

  1. Bom dia,
    Cara, gostaria que você me desse uma dica de como fazer uma rua no meio da topografia, ja recusei algumas maquetisinhas por aki quando o terreno é um pouco mais acidentado pelo fato de não conseguir gerar ruas que acompanhem a topografia do terreno… Ficarei muito agradecido com alguma dica.

    Curtir

  2. Qndo seleciono a ferramenta siga-me, ela fica com o formato da ferramenta empurrar/puxar. E qndo clico no perfil nada acontece. O que estou fazendo de errado?

    Curtir

  3. Elcio,

    Já consegui fazer a topografia, mas não consigo fazer as ruas, eu preciso transformar as ruas em grupo antes de colocar sobre o terreno? Eu importei as ruas do autocad, pois são ruas complexas e em determinado local do terreno. Preciso saber se tanto o terreno como as ruas precisam estar em grupo para utilizar o comando drape. Além deste comando não consegui criar os platôs, acredito que esteja cometendo o mesmo erro nos dois casos.
    Se puder postar um vídeo anterior a este, me ajudaria muito.
    Obrigada e Parabéns pelo site.

    Curtir

    1. Olá Eliza,

      Muito obrigado.

      Não fiz um vídeo para a primeira parte do tutorial, apenas coloquei aqui no blog um texto explicando como fazer a topografia (veja o link abaixo).

      https://folhaazero.wordpress.com/2008/08/29/trabalhando-com-topografia-no-sketchup/

      As ruas podem ou não estar no mesmo grupo que a topografia. Nos testes que fiz, funcionou das duas formas. Talvez seja a maneira como você está fazendo. Eu seleciono o bloco que contem as ruas e clico no botão de “carimbo” do “sandbox” e depois clico no terreno que vai receber a projeção das ruas (procedo da mesma forma para a criação de platôs).

      Para a criação de platôs, é necessário que as linhas de referência formem uma superfície. Não é possível definir um platô apenas com linhas.

      Outra coisa que posso recomendar, é a simplificação do desenho a ser carimbado sobre a topografia. Tente limpá-lo ao máximo, retire qualquer linha que não seja importante naquele momento.

      Curtir

  4. Boa tarde, gostei bastante do seu blog , muito bom mesmo…muito clara suas explicações.. parabens!
    eu estou com um problema, pq crio a topografia, so q na hora de projetar as ruas e os lotes, eles nao preenchem totalmente, daí fui criando linhas e consegui fechá-los, porem as ruas seguem a topografia, ou seja, ficam tombadas, fora do nivel real….como faço para deixa-´la plana, e seguindo a topografia?? tive que fazer tudo manual mesmo, nussa mó trabalhão….mas é isso , muito obrigado pelo conhecimento compartilhado, o brasil precisa disso….vvaleu tudo de bom!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s