Configurando material água no kerkythea

Normalmente quando exportamos um arquivo para o kerkythea, não chegamos a fazer muitas alterações nos materiais antes de gerar as imagens foto-realistas. Apenas alguns materiais com vidro e água devem receber alguma atenção especial. No caso dos vidros, já mencionei anteriormente como faze-los (basta selecionar um vidro de biblioteca de materiais “basic glasses”). Bom, é a água? Para faze-la, você deve usar o mesmo procedimento.

A priori o kerkythea não vem com uma biblioteca de materiais tipo água, então você deve acessar esta página (você pode escolher uma das duas últimas opções na lista de materiais) do site oficial e baixá-la. Depois abra o kerkythea e clique no menu “file/install library” e selecione o arquivo compactado que você acabou de baixar. Pronto, agora toda vez que for utilizar o kerkythea esta biblioteca estará instalada e pronta para uso.

Cena se a aplicação do material água
Cena sem a aplicação do material água

Para utilizar os materiais pré-configurados do kerkythea, basta clicar sobre um dos materiais com o botão secundário do mouse, e acessar o menu “Apply Material” e escolher um dos conjuntos (vidros, plásticos, água, etc.) disponíveis.

Cena após aplicação do material água
Cena após aplicação do material água

15 comentários em “Configurando material água no kerkythea”

  1. Elcio, bom dia!

    Legal, como trabalho com áreas de lazer, será bastante interessante….porém tem um detalhe, acabei de instalar o Kerkythea e não consigo exportar do sketchup p/ ele….será que vc poderia me ajudar

    Aguardo retorno
    Att.
    Claucio

    Curtir

  2. Claucio, primeiro vc tem que se certificar onde vc esta salvando o arquivo pra mandar pro kerkythea…
    existem 2 critérios para isto…
    primeiro tem que ser no C:
    depois que tem que ser em uma pasta primária(dentro do C: crie uma pasta com o nome kerkythea pra vc esportar pra la, DENTRO DO C: e nao dentro do arquivos de programas, pq dentro do arquivos de programas ja seria uma pasta secundaria, e o kt nao reconheceria por algum motivo)
    então crie uma pasta dentro do C: e salve o arquivo pra exportar la dentro ;D

    Curtir

  3. Claucio… outra coisa muito importante, antes de vc exportar algo pro kerkythea… va no sketchup e mude a vizualização pra monocromática, veja as faces que estão invertidas e inverta elas (deixando todas as faces visiveis brancas)

    Curtir

  4. Olá estou gostando muito das suas dicas. Mas tenho dúvida no efeito água ainda. Criei uma piscina que tem um detalhe importante no fundo, que gostaria de mostrar, mas não consigo fazer com que a água fique transparente. Ps: Já tenho a pasta de arquivo de água do kerkythea. Obrigada!

    Curtir

    1. Olá Aline,

      Aplique o material conforme normalmente se faz. Selecione o material na coluna da esquerda, clique com o botão secundário do mouse sobre ele, acesse a opção “apply material, escolha “water pack”, e clique em uma da opções (costumo usar a primeira opção para piscina, mas você poder ir testando as outras para ver qual fica melhor em seu caso).

      Para deixar o material água mais transparente, você deve clicar com o mouse no material e com o botão secundário ativar a opção “edit material”. Certifique-se de que a opção “refraction” está em 100%. Caso não esteja clique no quadrado a sua frente e na terceira aba da janela de seleção de cor, mude o valor de “value” para 100.

      Se ainda assim você achar que a água não está transparente o suficiente, tente a seguinte configuração. Mude o “index of refraction” para um valor menor. No teste que fiz, mudei o padrão de 1.330 para 1.050 e já obtive um bom resultado. Ao mudar este índice, você estará alterando o ângulo de mudança de direção da luz quando ela atravessa do ar para a água. Isso deixa o fundo da piscina menos deformado. Não coloque valores menores que 1.000 e nem maiores que 2.000.

      Curtir

      1. Conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! To tão feliz, obrigada!
        Mas agora tenho outra dúvida. Todas elas são meio acinzentadas, tem como mudar isso?

        Curtir

  5. Olá Elcio, tudo bem.

    Tenho uma dúvida… estou fazendo o projeto de uma área de lazer, o qual tem 3 quadras, estas quadras são cercadas por uma tela de proteção, fiz um quadrado e dentro dele coloquei o material (cerca) de tem no scketchup. Quando exporto para o kerkythea e insiro o material global a cerca não fica transparente e não deixa eu ver a imagem através dela, como devo proceder para que os buracos entre a cerca fique transparente.
    Rita.

    Curtir

    1. Olá Rita,

      No kerkythea os itens só ficam transparentes no momento em que a imagem é renderizada. Na interface do programa eles ficam opacos – com a parte que deveria ficar transparente na cor branca.

      Curtir

    2. Olá Rita,

      Só completando a informação.

      Se na renderização a textura não ficar transparente, faça o seguinte. Localize ela na aba da esquerda e clique com o botão secundário sobre ela e escolha a opção Edit Material. Dentro da nova janela, verifique se a opção Texture do campo Clip Mapping está com alguma textura (canto direito). Se não, clique com o botão secundário sobre a palavra Texture e escola a segunda opção que aparecer (Add Bitmap). Selecione a mesma textura do material. Agora na parte de baixo vai aparecer um quadro chamado Texture Editor. Ao clicar na imagem aparecerá ao lado dele outro quadro chamado Bitmap Options. Nele você vai marcar a opção Alpha Channel. Pronto, isso deverá deixar o material transparente.

      Curtir

  6. Boa tarde.por favor,estou com problema no kerkythea,quando abro a pagina edite material,ela abri maior que a tela do meu computador,nao conseguindo assim salvar o material que foi editado,estou usando windows 10,alguem pode me ajudar.obrigado Claudio.

    Curtir

    1. Olá Cláudio,

      Seu computador (provavelmente um notebook) tem uma tela ou resolução pequena. Se não for possível conectá-lo a um monitor com resolução maior, experimente o seguinte: use a tecla Tab para ir alternando entre os campos até chegar no ícone de salvamento.
      Proceda da seguinte forma: depois que terminar de editar o material, posicione o cursor no campo “Weight #0”, agora, sem mudar o valor, tecle “Tab” três vezes para acessar o ícone Aplicar as alterações (Apply changes), e em seguida tecle Enter para confirmar.

      Outra opção seria configurar a barra de tarefas do Windows para ficar oculta enquanto não estiver em uso. Clique com o botão secundário sobre ela e escolha a opção propriedades e na janela que aparecer marque a opção “Ocultar automaticamente a barra de tarefas”.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s