Espelhando objetos no sketchup

Ao utilizar o sketchup pela primeira vez, muita gente provavelmente sentirá a ausência de algumas opções básicas de modelagem como, array, mirror entre outras. Mas como demonstrei, estas opções existem, porém estão “escondidas” em outras, como demonstrado no artigo sobre as cópias com repetição. Hoje explicarei com espelhar objetos.

Selecione um objeto, use a opção “scale”, e selecione um dos “quadrados” laterais (os que ficam no centro de cada face do cubo que se forma envolta do objeto), digite -1 (menos um), e pressione “enter”. Caso não queira perder a cópia original, copie-a usando a tecla “ctrl” e o comando “mover”.

Objeto original
Objeto original
Objeto espelhado
Objeto espelhado

Atualização

Recentemente aprendi uma outra forma de espelhar objetos no sketchup. Para tanto, basta selecionar os objetos a serem espelhados, e clicar com o botão secundário do mouse sobre um deles, escolher a opção flip (“Virar” no sketchup em português) e selecionar a direção na qual o objeto será espelhado (eixos verde, vermelho, e azul). A vantagem deste método para o outro, é que o objeto permanece no mesmo lugar, facilitando assim seu reposicionamento após a inversão.

34 comentários em “Espelhando objetos no sketchup”

  1. Sua dica foi muito útil pois estou fazendo um edifício multifamiliar no Sketchup e precisava espelhar muitos apartamentos… Obrigado

    Curtir

  2. Prezado Amigo

    Sem dúvida nenhuma esta procedimento é de grande valia. Irá ajudar e muito o meu desenv olvimento de cenários para o Flight Simulator. Valeu. Obrigado.

    Curtir

  3. Olá galera!
    Estou extremamente decepcionada com a atual situação do SketchUP.
    Tentei importar do armazém 3D e não consegui, pois foi bloqueadoooooo!!!!!!!!!!!
    A situação é simples, porém inaceitável!
    Segundo informações do representante desse software, que me ligou oferecendo a atualização por valor promocional, uma nova empresa adquiriu os direitos do mesmo e sendo assim o que ela fez? Bloqueou a utilização do armazém, ferramenta de fundamental importância para os trabalhos desenvolvidos, para forçar uma atualização.
    Em resumo você adquire um produto de forma legal e depois é retirado de você sem cerimônias, sim pois, sem o armazém 3D o software de nada serve!!!!!!!!!
    Então me pergunto: se essa empresa está desrespeitando os consumidores que já haviam adquirido antes, qual a garantia de que ira respeitá-los depois da atualização e o mesmo serve para os que irão adquirir a partir de agora.
    Em minha opinião empresa que joga sujo não tem credibilidade!
    Não se trata de valores e sim de respeitar um bem adquirido. Se ela quer que façamos atualizações então que ofereça novas ferramentas que realmente valham à pena e isso irá ocorrer naturalmente, porém na falta de capacidade para tal é melhor jogar baixo para garantir o lucro que se quer.
    Bem… Recuso-me a compactuar com tal posição!! Caso não haja mudanças no posicionamento dessa empresa não só não vou atualizar como não usarei mais e tão pouco vou recomendá-lo.
    Se tiver que adquirir um software valendo 10x o desse em uma empresa séria eu pago! Mas não dou um centavo a quem não me respeita!!!!!!
    Tenho certeza que se todos se posicionarem assim, seremos respeitados!
    Sou pessoa física e tenho o AutoCad legal, custa uma pequena fortuna, porém com dois, três projetos está pago e posso ter o sossego de não ter surpresas na hora de entregar um trabalho e saber que não posso mais contar com o instrumento que adquiri, confiando estar lidando com uma empresa séria.
    Vamos lá pessoal!!!
    Abraços!
    Angélica Matos – Rio de Janeiro

    Curtir

    1. Olá Angélica,

      Na verdade você pode continuar usando o 3Dwarehouse através do navegador. Para ser sincero sempre preferi usá-lo através do navegador do que dentro do sketchup. Então para mim, esta alteração não teve nenhum efeito prático. Mas entendo seu ponto de vista a respeito do suporte às versões antigas do sketchup, a Trimble poderia ter sido um pouco mais cuidadosa em relação a isso.

      Curtir

Deixe um comentário