Equalizando imagens geradas pelo kerkythea

Algumas imagens geradas no kerkythea podem às vezes, ficar um pouco escuras, principalmente em ambientes internos. Para resolver isso, o próprio programa conta com um “equalizador” interno que permite fazer ajustes nas imagens.

Para acessá-lo clique no ícone que usamos normalmente para ver o resultado do render (ou no menu “window/render image”). Com a nova janela aberta você poder mudar a “exposição” e a “gamma” desta imagem. Por experiência própria, recomendo aumentar primeiro os níveis de exposição, e ajustar o restante da equalização, com a opção gamma.

Gamma Correction

Vamos a um exemplo:

Imagem original
Imagem com correção de exposição

Veja que a imagem já está levemente mais clara, mas ainda apresenta áreas que estão escuras. Se eu aumentar mais a exposição, corro o risco de ficar com algumas regiões da imagem muito claras. Para evitar isso nos recorremos ao controle gamma.

Imagem com correção de exposição e gamma

Veja que o controle de gamma atua mais sobre as áreas escuras da imagem, e não interfere muito nas mais claras, evitando assim termos em nossa imagem algumas regiões muito claras (“estouras”).

Configuração usada no exemplo acima

Cada imagem pede um tipo diferente de equalização, mas de um modo geral, os valores de exposição e gamma são aumentados em poucas unidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s