Como gerar cartas solares usando o Sol-Ar

Há algum tempo fiz uma série de artigos explicando como usar a carta solar. No primeiro destes artigos mencionei um programa chamado Analysis Sol-Ar do LabEEE (Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina). Ele é um programa gratuito que permite a criação de cartas solares para qualquer latitude assim como o estudo das máscaras de sombra. Neste artigo demonstrarei como utilizá-lo.
Sol-Ar

Antes de mais nada, faz-se necessário esclarecer que o programa tem duas funções. Ele pode ser usado para análise com base na carta solar ou rosas dos ventos, dai seu nome SOL+AR. A parte referente à rosa dos ventos está disponível apenas para as cidades de: Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Caso sua cidade não seja uma dessas, sua utilização do programa ficará limitada a carta solar e o projeto de máscaras de sombra.

Assim que abrir o programa, deve-se configurar a coordena de latitude de sua cidade. Existem algumas cidades pré-configuradas, mas se a sua não estiver na lista, basta selecionar “nenhum” no campo cidade e colocar a sua latitude no campo logo a baixo (se for uma cidade ao sul do equador deve-se colocar um valor negativo). Na imagem abaixo eu usei como referência a cidade de Brasília (DF). As linhas vermelhas são do transferidor, você pode apaga-las desativando a opção “transferidor” e em seguida clicando em “Atualizar carta solar” na parte inferior.

Carta solar para Brasília (DF).
Carta solar para Brasília (DF).

Se sua cidade estiver entre as pré-configuradas, você terá acesso a outras funções da carta solar. São elas, a distribuição de temperatura, radiação direta normal e horizontal durante o ano. Para acessar estas opções, basta ativar e selecionar uma delas no menu do canto inferior direito, e em seguida clicar em “Atualizar carta solar”.

Para projetar anteparos de proteção para as aberturas (brises, marquises, etc.) usamos os ângulos, alfa, beta e gama. Com eles conseguimos elaborar as máscaras de sombreamentos destes anteparos. Para mais informações, visite este link onde eu explico melhor como fazer isso. Aqui vou apenas demonstrar como utilizar o Sol-Ar para tal.

Para exemplificar a criação de uma máscara de sombra pegaremos o exemplo usado no artigo Trabalhando com carta solar III publicado aqui mesmo no site. Desenharemos a máscara para uma proteção horizontal finita numa parede voltada para o norte.

Primeiramente deve se ativar o transferidor e orientá-lo conforme a fachada que se está analisando. Como a nossa está voltada para o norte, deixaremos o ângulo 0 (zero). Longo em seguida deve se informar ao programa se o ângulo de referência a interno ou externo. Como me pauto pelo método explicado pela Anesia Barros Frota e Sueli Ramos Schiffer no livro Manual de conforto térmico, vou usar o ângulo externo. Feito isto, basta inserir os ângulos nas opções alfa, beta e gama. Neste exemplo usaremos apenas as opções alfa e gama. Depois de inserir os ângulos basta acessar a aba Máscara e marcar as opções Desenhar reta e Preencher. Depois é só clicar com o mouse nas áreas a serem coloridas.

Como demonstrado, o Sol-Ar torna a obtenção de cartas solares e a construção de máscaras de sombra bem rápida a prática. O programa peca apenas por não disponibilizar todas as suas funcionalidades (temperaturas e rosa dos ventos) para mais cidades além das mencionadas acima.

Para ver os artigos anteriores sobre carta solar, acesse os links abaixo:

5 comentários em “Como gerar cartas solares usando o Sol-Ar”

    1. Olá Jess,

      Pode sim, basta configurar a latitude de sua cidade. No campo “Cidade” escolha “Nenhum” e no “Latitude” coloque a latitude de sua cidade.
      Você não terá acesso às funções de “Radiação direta Normal”, “Radiação global horizontal” e “Temperatura”, mas as demais funções do programa funcionaram normalmente.

      Hola Jess,

      Sí, sólo tienes que configurar la latitud de tu ciudad. En el campo “Cidade” elegir “Nenhum” y “Latitude” poner la latitud de tu ciudad.
      Usted no tendrá acceso a las funciones de “Radiação direta Normal”, “Radiação global horizontal” y “Temperatura”, pero las otras funciones del programa trabajaban normalmente.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s