Como usar corretamente o “Follow Me”

Dentre as ferramentas de modelagem do sketchup, uma das mais interessantes e úteis é o “follow me”. No entanto, muita gente não a conhece ou não sabe como usá-la corretamente. Neste artigo demonstrarei o que ela faz e como usá-la.

Basicamente o que este comando faz é “extrudar” um perfil através de um caminho, ou colocando de outra forma, ele dá um “push” seguindo um percurso determinado. Ele é bem útil para criação de uma série de objetos e também a inserção de detalhes, como por exemplo, uma quina “bisotada”.

O erro mais comum das pessoas que desconhecem o funcionamento deste comando é, após clicar na face a ser “extrudada”, ir seguindo com o mouse o caminho da extrusão. Isso, além de trabalhoso, pode gerar erros ou falhas na malha de polígonos que compõem o objeto.

A forma recomendada é selecionar as linhas que compõem todo o caminho a ser percorrido; depois clicar no comando e em seguida na face a ser “extrudada”. Dessa forma o programa fará todo caminho de uma só vez (e com menos chance de erro).

Para criar um bisoto, por exemplo, basta desenhar uma diagonal num dos cantos; selecionar o caminho por onde o bisoto vai seguir; clicar no botão “follow me” e em seguida na face a ser removida. Na imagem abaixo, selecionou-se uma superfície que contem todas as linhas do caminho a ser seguido pelo bisoto, procedeu-se desta forma para agilizar a seleção, mas as linhas poderiam ter sido selecionadas uma a uma sem problema.

Este comando pode ser usado para criar outros tipos de objetos, como corrimãos de escadas e calhas.

Uma dica importante é não criar trajetos que tenham bifurcações, todo o percurso deve ser composto por uma única linha contínua.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s