Como criar sua biblioteca de materiais no Sketchup

É comum ver pessoas recorrendo a outros arquivos para pegarem um determinado material que criaram para aquele arquivo e que agora é necessário em um novo arquivo. Porém, há uma forma mais fácil de fazer isso. Neste artigo trataremos de como criar materiais e adicioná-los à biblioteca do Sktechup Make 2016.

Criação de um novo material

Para criar um material você tem duas opções: digitar a tecla “b” de seu teclado, ou ir ao menu Janela>Bandeja padrão>Materiais. Em qualquer uma das duas opções você verá a seguinte janela:

Materiais_1

Clicando no ícone destacado em vermelho, você abrirá a janela para configuração de um novo material.

Materiais_3

No item 1, deve-se adicionar o nome do material. Recomendo que coloque um nome que o descreva bem para facilitar sua busca no futuro. No item 2 você define a cor do material, dentre as opções, destaco a Roda de cores e o padrão RGB como as mais utilizadas. No item 3 tem-se a opção de desfazer as mudanças de cor. No item 4 pode-se definir uma textura para o novo material (Normalmente a opção “Usar imagem de textura” é ativada automaticamente, mas sugiro não esquecer de conferir esta opção). Os campos logo abaixo permitem alterar o tamanho da imagem usada (ativando o ícone ao lado você mantêm a proporção entre altura e largura). O campo “Colorizar”, quando ativo altera a cor da textura conforme definido no campo de seleção de cor do item 2. Caso queria restaurar a textura a sua cor original, Clique na opção “Restaurar a Cor”. No final da lista temos a opção de opacidade do material, que determina seu grau de transparência, sendo 100 igual a nenhuma transparência, e 0 transparência total.

Após definir estes itens, basta clicar em “OK” para que o material esteja habilitado para ser usado no arquivo.

Caso queria fazer alguma alteração no material, basta localizá-lo na biblioteca e clicar na aba editar para alterar qualquer um dos itens acima.

Adicionando este material a biblioteca do Sktechup

O material que acabamos de criar, está disponível apenas para este arquivo, mas não foi acrescentando a biblioteca de materiais do Sketchup. Para isto, precisamos localizá-lo na biblioteca e clicar com o botão secundário do mouse sobre ele e escolher a opção “salvar como”. No meu caso a biblioteca de materiais fica na pasta “C:\Program Files\SketchUp\SketchUp 2016\Materials”, mas isto varia de computador para outro. Lá você verá todas as pastas de grupos de materiais predeterminados do programa, você tem a opção do colocar dentro de uma delas ou criar sua própria.

Feito isto o material estará disponível para todos os arquivos na biblioteca interna do sketchup.

Atualização

Algumas pessoas podem ter problema para salvar os arquivos na pasta “C:\Program Files\SketchUp\SketchUp 2016\Materials”. Para resolver isto sem comprometer a segurança do sistema, proponho duas opções.

Na primeira você vai salvar os materiais novos na área de trabalho e depois copiá-los para “C:\Program Files\SketchUp\SketchUp 2016\Materials”.

Na segunda, com a opção de Materiais aberta, você vai clicar na seta logo abaixo do conta gotas e escolher a opção “Abrir ou criar uma coleção…”. crie uma pasta (pode ser na sua pasta pessoal, área de trabalho, ou numa pasta em rede) e selecione ela. A partir de agora esta pasta aparecerá sempre no final da lista de materiais do Sketchup. Você poderá salvar os novos materiais diretamente nela sem problema.

Anúncios

3 comentários em “Como criar sua biblioteca de materiais no Sketchup”

    1. Olá Juci,

      Provavelmente você não tem permissão de administrador do sistema para salvar arquivos na pasta “C:\Program Files\SketchUp\SketchUp 2016\Materials”. Não é recomendável mudar esta configuração, pois isto pode colocar a segurança do computador em risco. Então vou sugerir outra forma de salvar estes materiais. Vou colocá-la no final do artigo, pois este problema pode ter afetado outras pessoas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s