Como criar sua biblioteca de materiais no Sketchup

É comum ver pessoas recorrendo a outros arquivos para pegarem um determinado material que criaram para aquele arquivo e que agora é necessário em um novo arquivo. Porém, há uma forma mais fácil de fazer isso. Neste artigo trataremos de como criar materiais e adicioná-los à biblioteca do Sktechup Make 2016.

Criação de um novo material

Para criar um material você tem duas opções: digitar a tecla “b” de seu teclado, ou ir ao menu Janela>Bandeja padrão>Materiais. Em qualquer uma das duas opções você verá a seguinte janela:

Materiais_1

Clicando no ícone destacado em vermelho, você abrirá a janela para configuração de um novo material.

Materiais_3

No item 1, deve-se adicionar o nome do material. Recomendo que coloque um nome que o descreva bem para facilitar sua busca no futuro. No item 2 você define a cor do material, dentre as opções, destaco a Roda de cores e o padrão RGB como as mais utilizadas. No item 3 tem-se a opção de desfazer as mudanças de cor. No item 4 pode-se definir uma textura para o novo material (Normalmente a opção “Usar imagem de textura” é ativada automaticamente, mas sugiro não esquecer de conferir esta opção). Os campos logo abaixo permitem alterar o tamanho da imagem usada (ativando o ícone ao lado você mantêm a proporção entre altura e largura). O campo “Colorizar”, quando ativo altera a cor da textura conforme definido no campo de seleção de cor do item 2. Caso queria restaurar a textura a sua cor original, Clique na opção “Restaurar a Cor”. No final da lista temos a opção de opacidade do material, que determina seu grau de transparência, sendo 100 igual a nenhuma transparência, e 0 transparência total.

Após definir estes itens, basta clicar em “OK” para que o material esteja habilitado para ser usado no arquivo.

Caso queria fazer alguma alteração no material, basta localizá-lo na biblioteca e clicar na aba editar para alterar qualquer um dos itens acima.

Adicionando este material a biblioteca do Sktechup

O material que acabamos de criar, está disponível apenas para este arquivo, mas não foi acrescentando a biblioteca de materiais do Sketchup. Para isto, precisamos localizá-lo na biblioteca e clicar com o botão secundário do mouse sobre ele e escolher a opção “salvar como”. No meu caso a biblioteca de materiais fica na pasta “C:\Program Files\SketchUp\SketchUp 2016\Materials”, mas isto varia de computador para outro. Lá você verá todas as pastas de grupos de materiais predeterminados do programa, você tem a opção do colocar dentro de uma delas ou criar sua própria.

Feito isto o material estará disponível para todos os arquivos na biblioteca interna do sketchup.

Um comentário em “Como criar sua biblioteca de materiais no Sketchup”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s