Kerkythea 2008 para SketchUp II

Neste artigo continuaremos a nos aprofundar um pouco mais nas opções do Kerkythea. Sobretudo no que tange as pré-configurações de renderização, e também a configuração dos materiais.

Para isso utilizaremos o mesmo exemplo do último artigo, porém, agora fazendo uma renderização interna.

Vamos começar pelas configurações dos materiais. Clique com o botão direito do mouse sobre o material vidro, que em meu caso chama-se “TG_blue glass”, e em seguida em “edit material”. Aparecerá uma janela com as configurações atuais do material.

Note por exemplo, que nosso vidro está azul, uma cor que não é muito usual. Para alterarmos isso, clique no quadrado logo a frente da palavra “reflectance”, e mude a cor para branco, e na terceira aba, mude o valor de “value” para 95 (este favor determina a transparência do vidro, 100, é totalmente translúcido, e 0, não deixa passar a luz). Agora é só aplicar as mudanças (apply changes) e fechar a janela (close).

Agora vamos colocar um pouco de brilho no piso (no meu caso, “wood flor dark”), para que dê uma aparência mais real. Na janela de edição do material, clique com o botão direito do mouse sobre “Refletion”, “add color”. Mude o “value” para algo entorno de 30 (nesse caso o “value” se refere à refletância do material, que em nosso caso é 30%).

O próximo passo para deixar o piso realista, é acrescentar a deformação das tábuas de madeira que o compõem. Para isso usamos a opção “bump”, só que agora adicionamos uma imagem (bitmap) à opção “texture”. No caso abrirá uma janela com a mesma imagem que já estamos utilizando no piso, selecione-a e aplique as mudanças (normalmente, sempre se usa mesma imagem já usada no material).

Proceda sempre dessa maneira para fazer os ajustes (quando forem necessários) nos matérias que você importou do SketchUp.

Bem, agora passamos para a faze de renderização. E nesse quesito, o kerkythea possui uma infinidade de pré-configurações, mas podemos destacar algumas, que são mais utilizadas. Cada uma com suas respectivas variações de qualidade.

  • Photomap
  • Photomap + AA 0.3
  • Photomap + caustics + AA 0.3

Por oferecer boa qualidade, em tempo reduzindo de render, estas configurações de “photomap” são as mais usadas. A primeira inicia uma renderização sem “antialise” (ou seja, as bordas ficam serrilhadas), a segunda acrescenta o “antialise”, e a terceira é recomendada quando há materiais de vidro em sena.

Por questões praticas utiliza-se mais a segunda opção, deixando a ultima apenas para casos em que o “caustics” se torna fundamental, e a primeira é usada apenas para ter uma pré-visualização da sena.

Apesar de estas configurações serem ótimas, às vezes se faz necessário algumas alterações. Por exemplo, em alguns casos, quando for fazer uma renderização interna, aconselha-se a mudar o valor de Radiance (em“settings” / “scene”) para valores entorno de 2 a 3 (no meu caso usarei 3). Isso deixará a cena mais clara e com cores mais “vivas”.

E por fim, para deixar a cena ainda mais realista, em “settings” / “scene”, ative a opção “soft shadows”. Agora, clique em “Render” “setup” e mude o valor de “soft shadows” para “fine”. E quando for renderizar, selecione a opção “custom settings”.

E ao fim de todas estas configurações, temos este resultado.

Bom, é isso, espero que tenha ajudado a quem está começando a utilizar o kerkythea. Qualquer dúvida utilize o espaço para comentários.

Artigos relacionados >>

18 comentários em “Kerkythea 2008 para SketchUp II”

  1. Olá me ajudou bastante esse tópico sobre o kerkythea muito obrigado, mais tenho uma dúvida o meu render naum ficou suave ingual a sua imagem no resultado final, ficou a marcação da janela como um quadrado sem suavidades nas bordas será que você poderia me ajudar.
    desde já agradeço.

    Curtir

    1. Olá Atailson,

      A resposta está no antepenúltimo parágrafo:

      E por fim, para deixar a cena ainda mais realista, em “settings” / “scene”, ative a opção “soft shadows”. Agora, clique em “Render” “setup” e mude o valor de “soft shadows” para “fine”. E quando for renderizar, selecione a opção “custom settings”.

      Curtir

    1. Olá Lucas,

      Obrigado pelos elogios.

      Realmente a imagem do kerkythea ficou melhor. A do SUpodium parece estar sem o antialise.

      Quanto ao vidro, infelizmente não poderei te ajudar no momento.

      Curtir

  2. gostaria de saber como fazer algo refletir no vidro como o céu ou uma árvore obrigado!
    Muito bom esse blog a faz uma semana que estou trabalhando com 3D. ahahah!

    Curtir

    1. Olá Cabral,

      Quando você configura um material como vidro, ele automaticamente reflete tudo o que está a sua volta. Não sei se o kerkythea tem a opção de refletir uma imagem predefinida aplicada apenas aquele material.

      Curtir

  3. ola, não tinha achado nada na internet até então explicando a parte de Bump, isso foi o mais proximo que cheguei, muito obrigado, porem ainda não ficou muito claro quando se diz (normalmente, sempre se usa mesma imagem já usada no material)., se eu usar o mesmo material não havera diferença, não teria que ser o mesmo porem com um contraste mais forçado ? e aquel setup embaiox da opção bump, deixa sempre em 1 ? o que ele faz? obrigado pelas informações.

    Curtir

    1. Olá Carlos,

      Na verdade nem sempre se usa a mesma textura, por praticidade eu acabo usando a mesma, mas o correto seria usar uma imagem em preto e branco com contraste maior. Se não me engano o parâmetro 1 na aba do Bump determina a intensidade do mesmo.

      Curtir

  4. Elcio, como é bom saber que tem gente que dispõe de tempo para passar conhecimento, parabens!, sou o maior fução gosto de brincar com modelagem 3D, sou projetista e trabalho com solidworks o que não é aplicado para arquitetura, é mais aplicado para projetos mecânicos, porem recentemente comprei um AP e com a planta em mãos resolvi modelá-lo no sketchup 8, um amigo me disse sobre a reinderização e me indicou o kerkythea, bom até conseguir instalá-lo foi um parto! (depois vi que é simples rsrs) uma vez instalado mãos a obra!.. consegui carregar o projeto e apanhei bem até posicionar a camera, então seguindo os passos que vc descreve cheguei em um bom resultado, porem estou com dificuldades na hora de aplicar os materias e reinderizar novamente, na parte do vidro em deixar 30% na cor branco foi blz, mas no piso de madeira qndo se aplica a imagem BITMAP, esta não carrega, não aparece imagem e qndo indico o caminho (C:\Program Files\Google\Google SketchUp 8\Materials\Wood)ele tbm não aceita pois não é a mesma extenção, neste caminho a extenção é *skm.. o que fazer para conseguir aplicar a imagem BITMAP, e como é um projeto com muitos detalhes todos os móveis e tal, existem incontáveis tipos de materiais a maioria foi baixado da biblioteca do google, terei que configurar um por um? e como saber onde este material está aplicado já que existem vários itens em madeira? se puder me ajudar ficarei muito agradecido.

    Curtir

    1. Olá Leandro,

      Quando você exporta um modelo do sketchup para o kerkythea, ele cria uma arquivo com extensão .xml e um pasta com o mesmo nome do arquivo. Você deve buscar a imagens que for usar para aplicar o efeito de bump nesta pasta, pois elas já estão em um formato suportado pelo kerkythea. Arquivos com extensão skm não são aceito pelo kerkythea.

      Curtir

  5. Boa noite! Consegui fazer a renderização, mas como faço para visualizar o interior do projeto. Fiz o passo a passo que está no site, porém aparece o projeto com vista externa e não interna do ambiente. O que tenho que fazer?
    Obrigad

    Curtir

  6. gostei muito destes tutos. estou iniciando no kerkythea e tenho duvidas qto a iluminacao de sancas e dicroicas. tens abordado este assunto?
    obrigada por enquanto. att,

    Patricia

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s